Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Apenas 12% das empresas possuem estratégia de big data, aponta estudo

Apenas 12% das empresas possuem estratégia de big data, aponta estudo

0
Publicidade

Pesquisa mundial, em que foram ouvidos 339 gestores de TI, mostra o estágio embrionário de uma das tendências mais comentadas no mercado de tecnologia: o big data. Segundo o estudo, ecomendado à SourceMedia pelo SAS, apenas 12% das corporações consultadas estão implantando ou já possuem estratégia para lidar com o massivo volume de dados não estruturados, principalmente por falta de informação específica sobre o assunto (21%) e falta de clareza sobre os benefícios (51%). A análise aponta ainda a falta de apoio das lideranças executivas para uso de big data, citado por 9%  dos entrevistados. 

O estudo revela também que  o uso de fontes de dados externas para iniciativas de big data está nos planos de apenas 14% dos executivos de TI. Entre as principais razões para o baixo índice de utilização dessas fontes estão a precisão e qualidade dos dados, acesso a informações relevantes, dificuldade para conciliação de dados e incertezas por parte da alta direção das empresas em relação a pontualidade, conformidade e segurança dos dados. Quando solicitados para que apontassem o responsável pela estratégia de gerenciamento de dados, as respostas variaram entre o gestor de TI e o CEO da empresa, evidenciando a falta de um “dono” da política de big data, o que gera um desafio adicional para implantação e execução desse tipo de projeto.

Questionados sobre o que eles esperam de soluções de big data, preferencialmente ligadas a banco de dados com informações de clientes e produtos, a primeira resposta foi a visualização e geração de dashboards (73%), seguido pela possibilidade de traçar perfis (53%) e a oferta de software como serviço (SaaS) (44%). Os registros mais comuns referentes ao cliente são gerados durante a integração da empresa com seu consumidor (66%), dados cadastrais (59%). informações sobre o cidadão (29%) ou dados de pacientes (23%). Já entre as informações armazenadas sobre produtos destacam-se os dados de vendas (62%), registros de compra (61%) e históricos de manutenção, reparos e operações (40%).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile