Mercado mundial de software de CRM cresce 13,7% em 2013, indica estudo

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As vendas mundiais de software de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) totalizaram US$ 20,4 bilhões no ano passado, o que representa uma expansão de 13,7% na comparação com 2012, quando a receita da indústria do setor atingiu US$ 18 bilhões, segundo dados do Gartner.

Os softwares de CRM na nuvem foram responsáveis por 41% das vendas no ano passado. Segundo a consultoria, o software como serviço é uma alternativa de implantação mais fácil em substituição a sistemas legados, já que aplicações baseadas na web desempenham as mesmas funções e apresentam mais recursos de funcionalidades.

"Altos níveis de investimento em iniciativas de marketing digital e experiência do cliente foram os principais motores de crescimento do mercado em 2013", disse Joanne Correia, vice-presidente de pesquisas do Gartner. Segundo ela, o CRM vai estar no centro das iniciativas digitais nos próximos anos e é uma área de tecnologia que vai buscar financiamento, visto que o negócio digital é fundamental para que as empresas se mantenham competitivas.

Entre os fornecedores, a Salesforce.com continuou na liderança do mercado com 16,1% de participação e receita de US$ 3,3 bilhões. A multinacional alemã SAP manteve-se na segunda colocação ficando com 12,8% de fatia de mercado e receita de US$ 2,6 bilhões. (veja ranking completo na tabela abaixo).

 

Receita mundial de fabricantes de software CRM em 2013 (em milhões de dólares)

Companhia 2013 Receita 2013 MarketShare (%) 2012 Receita 2012-2013Crescimento (%)
salesforce.com 3,290.3 16.1 2,525.6 30.3
SAP 2,621.5 12.8 2,327.1 12.7
Oracle 2,096.5 10.2 2,015.2 4.0
Microsoft 1,392.4 6.8 1,134.0 22.8
IBM 792.1 3.9 649.1 22.0
Outros 10,283.5 50.2 9,351.2 9.9

Total
20,476.3 100.0 18,002.2 13.7


Fonte: Gartner (maio 2014)

Do ponto de vista regional, a América do Norte continuou a guiar a maior parte da receita (52,9%) do mercado global de CRM em 2013, enquanto a Europa Ocidental teve um forte crescimento de 15,2%. Estas duas regiões representam quase 80% de todos os gastos em tecnologias de software de CRM. Já as regiões emergentes da Ásia-Pacífico e Grande China apresentaram um crescimento menos agressivo, mas que ainda chegou a taxas de dois dígitos.Fonte: Gartner (maio 2014)

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