Publicidade
Início Segurança News (Segurança) Relatório da F-Secure traz lista das 10 maiores ameaças para Windows

Relatório da F-Secure traz lista das 10 maiores ameaças para Windows

0
Publicidade

Uma nova pesquisa da F-Secure aponta um aumento na quantidade de software malicioso concebido para extorquir dinheiro de usuários de celulares e PCs. Segundo o Relatório de Ameaças, malware como mensagens SMS que disseminam vírus do tipo Cavalos de Troia e ransomware continuam a se alastrar, tornando-se uma notável presença no cenário atual das ameaças digitais.

A pesquisa identificou que o malware que mais cresce entre dispositivos móveis é o chamado SmsSend. Das 574 variantes conhecidas desse malware, 259 foram identificadas na última metade de 2014. O SmsSend gera lucros para os criminosos infectando dispositivos Android com um Cavalo de Troia que envia mensagens SMS para números associados a serviços tarifados.

Os ransomware — tipo de malware que restringe o acesso ao sistema infectado e cobra um valor de “resgate” para que o acesso seja restabelecido — também continuam a infectar os usuários de dispositivos móveis. Um dos mais conhecidos é o Koler and Slocker, identificado como uma das principais ameaças para dispositivos Android. “Os criminosos usam os ransomware para extorquir pessoas, bloqueando, através de criptografia, seus próprios dispositivos a menos que elas paguem um resgate. Por causa de moedas virtuais, está se tornando ainda mais fácil para os criminosos usar ransomware. Para os usuários finais, esse é hoje o tipo mais importante de ameaça digitais”, diz Mikko Hypponen, Chief Research Officer da F-Secure.

A pesquisa também detectou um aumento da incidência de ransomware para PCs. Entre as principais famílias desse tipo de vírus está o chamado Browlock e figura entre as 10 maiores ameaças identificadas no relatório.

Outras ameaças notáveis na lista dos 10 mais incluem famílias de malware mais conhecidos, como o Worm Conficker/Downadup, o vírus Sality e as diversas cepas do vírus Ramnit. Essas três famílias respondem por 55% do total de detecções da lista dos 10 mais.

Um notável novato na lista inclui a família Kilim de extensões maliciosas para browser e respondem por 11% das 10 maiores ameaças detectadas no relatório. As extensões visam as contas do Facebook e são usadas para postar conteúdo indesejado, além de roubar informações. A identificação do Kilim nas detecções da F-Secure se deu graças à sua parceria com o Facebook. A cooperação entre as duas empresas foi anunciada em maio do ano passado e tem o intuito de ajudar os usuários de Facebook a permanecerem on-line em segurança.

Segundo Hypponen, compreender os motivos dos criminosos digitais está se tornando uma parte vital da segurança cibernética, por lançar luz sobre o porquê de determinados ataques usarem combinações de malware e táticas. “Não temos esperança de nos defendermos se não compreendemos quem são os cybercriminosos”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile