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Tecnologia mais valiosa de 2018: serviços baseados em localização interna

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Com o setor aprimorando os modelos de negócio orientados pela experiência, otimizando as operações e reduzindo os custos, os serviços baseados em localização interna têm se tornado a tecnologia mais valiosa do varejo em 2018.Vamos analisar aqui como os três recursos mais importantes das principais soluções atendem às necessidades operacionais e de experiência para ajudar a sua organização a avaliar as opções.

Recurso nº 1: Navegação & Atendimento

Pra começar, disponibilize o acesso à navegação habilitada por mapa em seu aplicativo móvel. As soluções mais inovadoras também incluem o recurso de assistência mais próxima, também conhecido como find-a- friend, ou “encontre um amigo”.

Experiência do cliente: Vamos supor que um casal deseja comprar um berço e, depois de achar o produto no aplicativo, eles têm dúvidas. Novamente no aplicativo, eles visualizam os atendentes próximos e clicam em um deles para enviar um texto pré-definido. Se estiver ocupado, o atendente pode responder com um texto pré-definido que inclui uma estimativa de disponibilidade e sugerir que o cliente continue comprando enquanto aguarda o atendente chegar até ele.

Eficiência operacional: Com os serviços baseados em localização, todos os funcionários, incluindo os temporários ainda em experiência, podem ajudar rapidamente os clientes ou reabastecer os produtos nas prateleiras, minimizando a ruptura. Quando um atendente precisa de ajuda, o recurso find-a- friend funciona da mesma forma. A redução deste tipo de situação também pode diminuir consideravelmente a frustração dos atendentes, a rotatividade de funcionários e aumentar a afinidade com a marca. Além disso, a tecnologia de localização será fundamental para outras inovações, como a implementação de robôs para escanear prateleiras.

Recurso nº 2: Rastreamento de ativos da loja

As soluções baseadas em localização mais recentes oferecem sensores especializados para o rastreamento de ativos e de estoques de alto valor, que vão desde carrinhos e escadas até dispositivos
do ponto de venda e paletes de mercadorias.

Experiência do cliente: Quando um cliente encontra uma prateleira vazia, ele geralmente consulta um atendente. Então, o funcionário cruza a loja toda e se perde no estoque em meio a vários paletes de produtos, sendo que o produto que o cliente deseja pode ter acabado de chegar. Os paletes equipados com um sensor de rastreamento de produtos permitem que os atendentes verifiquem a lista de mercadorias de cada palete e encontrem o item desejado, em vez de retornarem ao cliente após um longo tempo de procura e com as mãos vazias.

Eficiência operacional: Além das implicações na produtividade conforme apresentado acima, outros cenários incluem a localização de uma escada para acessar produtos para os clientes ou receber alertas automatizados quando os carrinhos de compras estão espalhados pelo estacionamento, impedindo o tráfego. No controle de estoque, verificar a lista de itens de um palete por meio do sensor de rastreamento de produtos pode ajudar na administração do depósito e de lojas.

Recurso nº 3: Análise avançada

As soluções baseadas em localização mais sofisticadas oferecem uma ampla variedade de análises avançadas.

Experiência do cliente: Ao fornecer análises sobre o ponto de vendas, como tempos de permanência na loja ou em um corredor específico, áreas de maior circulação e outras métricas, o sistema de análise pode dizer se as promoções ou as vitrines temporárias estão atraindo compradores e gerando vendas ou apenas atrapalhando o tráfego, para que se tome as medidas adequadas.

Eficiência operacional: Obviamente que, quanto antes uma análise de baixo desempenho for identificada e remediada, mais vendas serão feitas. No longo prazo, a visualização do que funciona melhor, em quais locais e época do ano, são informações que podem maximizar as vendas diárias e sazonais.

Além dessas aplicações, os serviços baseados em localização interna podem oferecer muitos outros benefícios. A implementação dessa infraestrutura ajudará a organização a se manter competitiva e aproveitar as inovações que surgirem nos próximos anos. Em outras palavras: é hora de investir ou a organização poderá ficar para trás.

Eduardo Gonçalves, country manager da Aruba – uma empresa Hewlett Packard Enterprise.

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