ESET identifica vulnerabilidade em webcams que permite espionar seu proprietário

0

A ESET descobriu que a câmera na nuvem D-Link DCS-2132L, um dispositivo projetado para a segurança de residências e escritórios, sofre com várias vulnerabilidades. Estas câmeras permitem que um invasor não apenas intercepte e visualize os registros de vídeo, mas também manipule o seu firmware. Com base nas informações divulgadas, o fabricante mitigou algumas das falhas relatadas, mas outras ainda não foram resolvidas.

"O problema mais sério com a câmera inteligente D-Link DCS-2132L é a transmissão de vídeo não criptografada. Em ambas as conexões, entre a câmera e a nuvem, e entre a nuvem e o aplicativo de exibição do lado do cliente, a transmissão é executada sem criptografia, proporcionando um terreno fértil para ataques de interceptação (Mit-M) e permitindo que intrusos espionem as imagens de vídeo das vítimas", explica Milan Fránik, pesquisador do laboratório da ESET na Bratislava.

O plug-in para navegador da Web gerencia a criação do túnel TCP e a reprodução de vídeo ao vivo no browser do cliente, mas também é responsável pelo encaminhamento de solicitações de fluxos de dados de áudio e vídeo por meio de um túnel, que leva as informações por uma porta gerada de maneira dinâmica no host local.

O túnel está disponível para todo o sistema operacional, portanto, qualquer aplicativo ou usuário pode simplesmente acessar a interface web da câmera por meio de uma solicitação simples, uma vez que as solicitações HTTP para o servidor web da câmera são automaticamente aumentadas no nível do administrador quando acessadas por meio de um IP do host local.

"A vulnerabilidade dos complementos pode ter tido sérias consequências para a segurança da câmera, já que possibilitou que os cibercriminosos substituíssem o firmware legítimo por sua própria versão falsificada", diz Fránik.

Demonstração da falha de segurança já resolvida no plugin

A ESET relatou todas as vulnerabilidades encontradas para o fabricante. Algumas delas, principalmente no plug-in myDlink, foram mitigadas e corrigidas com a atualização, mas os problemas com a transmissão não criptografada persistem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.