Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Brasileiros não confiam nos serviços de transações on-line, aponta pesquisa

Brasileiros não confiam nos serviços de transações on-line, aponta pesquisa

0
Publicidade

O Instituto de Pesquisa & Data Analiytics Croma Insights, realizou 9080 entrevistas divididas em oito ondas no período de 15 de fevereiro a 29 de abril de 2020, analisando o comportamento do brasileiro na pandemia Covid-19 Coronavírus. Segundo o estudo, as transações on-line, muito utilizadas neste período, despertam preocupação em relação à segurança envolvida para mais da metade dos entrevistados (51%).

No estudo destaca-se o relato de 1/3 das pessoas afirmando que deixaram de concluir alguma transação on-line em virtude dessa preocupação com segurança ou medo de cair em algum golpe/fraude. Caiu o percentual de entrevistados que acreditam que a vida voltará ao normal em dois meses (de 50% para 46%), prorrogando a expectativa deste retorno para o segundo semestre.

As enormes filas mostradas diariamente nos telejornais comprovam não só a dificuldade de acessos em sistemas digitais como o medo de perderem o pouco que resta em suas contas, contribuindo assim para o crescimento de aglomerações e propagação do vírus, visto que muitos ainda circulam pelas ruas sem o uso de máscaras.

“Uma das grandes barreiras dos brasileiros em relação à compra on-line sempre foi a exposição de seus dados pessoais e o medo de golpes. Com o isolamento social, as compras pela internet tornam-se mais necessárias e mais pessoas passaram a fazê-las, no entanto, a falta de segurança e a desinformação sobre a quem recorrer em caso de problemas intensificam o receio em realizar esse tipo de transação’, afirma Aurélia Vicente, diretora do Instituto de Pesquisa e Data Analytics do Grupo Croma.

Hábitos de consumo durante pandemia e pós-pandemia

80% declaram que já compraram máscaras reutilizáveis de tecido, indicando uma tendência de uso para o atual momento da pandemia e também para um período pós-pandemia. Hábitos de consumo de streaming de vídeos (77%), cozinhar (64%), assistir lives (60%) seguem muito presentes na quarentena. Na linha de novas tendências para o pós-pandemia vão se confirmando no pensamento da população o home office (64%), a busca por novos conhecimentos (58%) e a educação a distância (58%), indicando a necessidade de adaptação das empresas para este formato não presenciais para o trabalho, o ensino, serviços e consumos. O hábito de lavar tudo que entra em casa deve ser mantido por 53% dos entrevistados. O que pode ser um desafio e oportunidade para os fabricantes de embalagens. Shows, teatros, cinemas e academias foram os mais prejudicados pelo coronavírus e 62% dos entrevistados só retomarão os eventos sociais e esportivos depois da vacina contra o Covid19.
Marcas com posicionamento positivo

Itaú, Ambev e Magalu, com doações em dinheiro, ajuda a microempresários e produção de álcool em gel, seguem como as marcas mais lembradas durante a pandemia. 89% dos entrevistados consideram positivo o impacto das marcas durante a pandemia, 62% dizem que isso os faz querer consumir produtos ou serviços dessas marcas indicando uma possível fidelidade pós-pandemia.

Celulares (15%), televisores (8%) e notebooks (7%) foram os itens de bem de consumo duráveis mais comercializados desde o início da pandemia, enquanto 60% não compraram nenhum bem de consumo, poupando as reservas para contas, alimentação e itens de higiene. Para o dia das mães, o comércio deverá manter as suas portas fechadas, causando a maior queda de vendas no dia das mães dos últimos anos.

Segundo o estudo, permanece alta a preocupação da população brasileira com a pandemia (80%) entre os muitos e os extremamente preocupados. O impacto financeiro é visível principalmente para o grupo de 26% que estão sem rendimentos por não poderem trabalhar, mas também atingem outros grupos como aqueles que já tiveram suas jornadas de trabalho reduzidas (10%) ou com férias forçadas (10%) e os que já estavam sem emprego antes da pandemia (15%).

A metodologia adotada para o estudo foi o painel on-line Toluna aplicada em todo o Brasil e analisada pelo Grupo Croma. Padrões comportamentais, a grande preocupação frente à pandemia e a insegurança dos entrevistados com os serviços de transações on-line são os destaques desta nova onda, bem como o surgimento de novas marcas lembradas pelos brasileiros.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile