Pesquisadores revelam aumento de 30.000% de ameaças cibernéticas relacionadas à pandemia

1

Pesquisadores da Zscaler observaram em março, um aumento 30.000% em ataques maliciosos e malwares relacionados a pandemia da Covid-19, em comparação ao início de 2020, quando as primeiras ameaças de segurança começaram a usar temas relacionados ao coronavírus. No total, 380.000 ataques maliciosos e malwares foram detectados no terceiro mês do ano.

Este tipo de ataque mais que dobrou no Brasil nestes meses em que o mundo combate a pandemia. Segundo a Kaspersky, gigante internacional em sistemas de segurança online, os ataques de phishing contra dispositivos móveis aumentaram 124% em março.

Ainda em fevereiro deste ano foram registradas a criação de milhares de sites maliciosos com a função de disparar mensagens para download de 'player de vídeo' para atrair as vítimas. Apesar de trazerem nomes com palavras como Wuhan (cidade chinesa onde se iniciou a pandemia) ou Covid, rodar um destes downloads abre a porta para cibercriminosos.

De acordo com estatísticas da Federal Trade Comission, atualizadas diariamente, mais de $ 19 milhões de dólares foram perdidos em golpes relacionados ao Coronavírus. O número é baseado em reclamações de consumidores recebidas desde janeiro deste ano.

O Brasil ocupa o 70º lugar no índice de segurança cibernética da UIT (União Internacional de Telecomunicações, das Nações Unidas) e é o segundo país mais afetado em termos de perdas econômicas devido a ataques cibernéticos.

Em 2018, empresas brasileiras calcularam perdas de mais de $ 20 bilhões de dólares, afetando direta ou indiretamente 70 milhões de pessoas. Durante 2019, o Brasil viu mais de 2 bilhões de ameaças por e-mail, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, com 10 bilhões de ameaças por e-mail e a China, com 4 bilhões.

Thiago Souza, responsável pela operação brasileira da Allot, fornecedora de soluções de inteligência e segurança de rede para provedores de serviços em todo o mundo, faz uma analogia dos ataques cibernéticos com a pandemia de Corona Vírus. "Segundo especialistas em saúde, ainda não existem vacinas ou remédios para o combate à Covid-19. Isolamento social e o uso de máscaras são as únicas coisas que podem evitar o contágio. Ataques cibernéticos são praticamente inevitáveis. Há que se tomar todas as precauções a que se tem acesso para evitar a contaminação, mas nem sempre é possível. A proteção em rede é o método mais eficiente a que temos acesso para evitar a infecção dos dispositivos por malwares".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.