inovabra habitat completa três anos e anuncia novas parcerias

0

Com o propósito de promover a inovação e gerar novos negócios, o inovabra habitat completa seu terceiro ano buscando ampliar seu espectro de atuação, com um alinhamento mais forte a práticas ambientais, sociais e de governança corporativa (do inglês, ESG) e realizando novas parcerias. Além de concluir 2020 com um crescimento de quase 30% na participação em eventos, fechar cerca de 160 negócios e conquistar 32 novas empresas no modelo conectado, nos últimos três anos o ambiente de coinovação do Bradesco realizou mais de 1.200 atividades de coinovação, cerca de 2.500 eventos, com mais de 163 mil participantes, fechou cerca de 500 contratos e teve 10 startups investidas pelo inovabra ventures.

Como parte da estratégia de ampliar sua oferta de soluções, o ambiente anuncia novas parcerias. Uma delas é a Artemisia, que apoia negócios de impacto social de todo o Brasil que tragam qualidade de vida às pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica e respeitem os limites ambientais. O Hospital de Amor, de Barretos, lançou seu próprio hub, o "Harena Inovação", com foco em soluções para a área de saúde pública, e também é um dos novos parceiros. A Hotmilk, hub de inovação da PUC-PR, traz a aproximação com o ecossistema paranaense e o mundo acadêmico nessa região. E o Nexus, hub de inovação do Parque Tecnologico de São José dos Campos, é um centro com atuação forte em indústria 4.0 e soluções com base na tecnologia de IOT.

Os quatro hubs se juntam à Acate, de Florianópolis, e Porto Digital, de Recife, que já eram parceiros do inovabra habitat, criando uma rede colaborativa que conecta cerca de 3.000 startups e 150 empresas. Os membros do habitat passam a ter acesso a um ecossistema mais amplo de demandas e soluções em diversas tecnologias e setores de atuação. Adicionalmente, as empresas associadas aos parceiros poderão participar das atividades de coinovação e das conexões e desafios de negócios promovidos entre os habitantes.

Inovação sustentável

Em 2021, além da ampliação das parcerias, o inovabra habitat pretende continuar atraindo novos membros, entre eles startups que possam contribuir com inovação sustentável, e expandir o portfólio de habitantes que já atuam dessa forma. É o caso da Agrosmart, que usa ciência de dados para apoiar a decisão de toda a cadeia para uma agricultura mais produtiva, sustentável e resiliente ao clima. A startup é uma das investidas do inovabra ventures, do Bradesco.

Outro exemplo é a Jobecam, primeira plataforma global de entrevista às cegas por vídeo, criada para eliminar os vieses inconscientes nas contratações. O Bradesco tem feito testes com a startup para incluir a solução nos seus processos.

"Acreditamos no trabalho colaborativo e na inovação como ferramentas para impulsionar o desenvolvimento da sociedade de forma sustentável e eficiente. Por isso, estamos sempre abertos a novas startups, empresas e parceiros que queiram contribuir com a nossa missão", ressalta a diretora executiva do Bradesco, Walkiria Marchetti.

Criando conexões

Inaugurado em 2018, o inovabra habitat tem como premissa apoiar as estratégias de inovação aberta e acelerar as jornadas de transformação digital e cultural das empresas habitantes e do próprio Bradesco. Por isso, ao longo destes anos, tem estimulado o seu ecossistema com novas tecnologias, inovações e capital contabilizando 193 startups e 75 grandes empresas residentes, e mais de 2.000 startups junto à sua plataforma digital.

"O inovabra habitat tem sido um ótimo parceiro em nossa estratégia de inovação. Proveu acesso a startups capacitadas que nos forneceram soluções que contribuíram para a aceleração de nossa digitalização e para o reconhecimento do Brasil como uma alternativa de inovação para o grupo Air Liquide. Hoje temos soluções digitais replicadas em todo Brasil e PoCs sendo desenvolvidas com apoio de nosso centro de pesquisas em Paris", comenta Renato Schroter, gerente de inovação e transformação digital da Air Liquide.

Para a gerente de inovação da Myralis Pharma, Ana Paula Vasques, "ser uma corporação dentro do inovabra habitat está sendo um dos passos mais importantes para a nossa transformação digital, pois com os eventos e a dinâmica dos desafios, a empresa se tornou mais receptiva à inovação aberta, entendendo que a colaboração é uma forma saudável de crescimento".

Mesmo durante a pandemia, o ambiente continuou expandindo seus negócios e atraindo novos membros. O inovabra habitat oficializou a ampliação do seu modelo de atuação para o digital, denominado habitat conectado. Com isso, 32 novas empresas, entre startups e corporações, se conectaram ao ecossistema recentemente, sendo três startups internacionais, vindas de Londres, Japão e Suécia.

Desenvolveu também um book com 70 soluções de startups do ecossistema inovabra para o cenário de pandemia, trazendo temas como saúde e bem-estar, recursos humanos, educação, logística, transformação digital, gestão, financeiro e auxílio comunitário, que fomentaram conexões e negócios no ano passado.

Para o CEO da Digitalk, Estanislau Mello de Quevedo, a startup não seria a mesma sem o inovabra habitat. "Tínhamos seis meses de vida e o habitat menos de um ano quando entramos para o ecossistema e, de lá para cá, ganhamos maturidade, crescemos diariamente como startup e como negócio por meio das mentorias e acesso aos clientes do Bradesco, que hoje representam 15% do nosso portfólio", afirma.

Em 2020, mais de 65 mil pessoas participaram dos eventos digitas e foram fechados cerca de 160 negócios. Por exemplo, a startup Antennas e a MarketUP foram contratadas pela TecBan para realizar pesquisa de mercado focada em estudos de comportamento dos donos dos estabelecimentos comerciais e da cadeia de valor do varejo.

A Semantix, que é uma das investidas do inovabra ventures, também teve um ano positivo, com um crescimento de vendas acima de três dígitos. A companhia antecipou o lançamento de novos produtos, como o Quios e o Live Commerce, adquiriu duas empresas, abriu uma nova filial nos Estados Unidos e entregou um EBITDA acima do planejado.

Outro destaque entre as startups do habitat e também uma investida pelo inovabra ventures é a D1, plataforma que acelera o processo de transformação digital de grandes empresas por meio da orquestração de canais de comunicação e entrega de jornadas omnichannel. Em março desse ano, a startup anunciou união com a Zenvia, de atendimento ao cliente, apontada como candidata a unicórnio em 2021. Com a junção, as empresas somam faturamento de cerca de R? 500 milhões e compartilham uma base de aproximadamente 10 mil clientes, que vão do varejo ao setor financeiro e de seguros.

Também se destacaram no ano de pandemia as conexões realizadas entre habitantes e Bradesco, no qual mais de 160 startups foram apresentadas às diversas áreas de negócio do banco resultando em 17 provas de conceito concluídas e quatro startups contratadas. Comparado ao ano anterior o número de atividades e POCs com o Banco mais do que dobrou. A parceria com a startup InBot, por exemplo, contribuiu para a implementação de um assistente virtual com Inteligência Artificial para o canal Facebook/Messenger do Banco.

Para Walkiria, o ambiente se tornou ainda mais essencial para as novas relações corporativas e abre um leque de oportunidades para as startups e empresas de todo o Brasil trocarem aprendizados. "As conexões digitais intensificadas nos últimos meses permitiram o diálogo aberto e colaborativo entre os diferentes atores na busca de soluções para novos processos, produtos, serviços e programas, o que reforça nossa contribuição ao ecossistema empreendedor como um todo", finaliza.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.