Publicidade
Início Gestão Cloud Brasil é líder na adoção de multicloud, diz pesquisa

Brasil é líder na adoção de multicloud, diz pesquisa

1
Publicidade

A mais recente pesquisa anual do Enterprise Cloud Index (ECI) da Nutanix, fornecedora de computação em nuvem privada, híbrida e multicloud, indica que a adoção de nuvens, privadas ou públicas, continua em forte crescimento e o multicloud é o modelo de TI dominante em uso no mundo todo. Ainda, no estudo realizado com 1,7 mil tomadores de decisão de empresas de 14 países mostrou que o Brasil lidera essa tendência com o maior nível de adoção de multicloud.

O relatório ECI é focado em dados exclusivos para entender sobre o estado das implementações de nuvem corporativa e planos de adoção. De acordo com o estudo, mais da metade dos entrevistados (54%) na pesquisa ECI no Brasil disseram que atualmente usam várias nuvens, privadas ou públicas, como seu modelo de implantação de TI mais comum.

Assim, a adoção no Brasil está substancialmente à frente das médias regionais (38%) e globais (36%). No mundo, apenas o Reino Unido chegou perto de igualar o nível de adoção de multicloud do Brasil com 53%; a terceira colocada, a França, 41%.

O estudo revelou ainda que menos empresas respondentes no Brasil continuam operando data centers tradicionais de três camadas (15%) do que a média global (22%). Até 2024, os entrevistados do Brasil também pretendem continuar reduzindo os data centers legados, esperando que caiam de 15% para apenas 4% de adoção.

Na prática, isto significa uma modernização acelerada das empresas brasileiras para modelos de operação mais eficientes, com redução de custos tanto financeiros como energéticos, maior resiliência dos sistemas a incidentes tanto técnicos como de ataques cibernéticos, e ainda maiores possibilidades para habilitar a inovação nas empresas que operam no país.

Mais nuvem pública

As empresas no Brasil indicaram um uso de nuvem pública mais agressivo do que em outros lugares: 37% relataram não usar nenhum serviço de nuvem pública, em comparação com 47% dos entrevistados globais e das Américas. Além disso, 30% dos entrevistados no Brasil relataram usar três ou mais plataformas de nuvem pública diferentes, em comparação com apenas 13% globalmente e 14% nas Américas.

A multicloud também é impulsionada no Brasil pelas melhorias esperadas no suporte a clientes (50%) e trabalhadores remotos (48%) como os maiores motivadores por trás de suas mudanças de infraestrutura. Mais de um terço dos entrevistados do Brasil (38%) também citou a economia de custos como fator determinante.

Outros dados da pesquisa são:

Quase todos os entrevistados no Brasil transferiram aplicações para outra infraestrutura no ano passado – Dada a diversidade de seus ambientes de TI, não surpreende que 97% dos entrevistados no Brasil tenham dito que mudaram pelo menos uma aplicação para uma infraestrutura diferente nos últimos 12 meses. A razão dominante, mencionada por mais da metade, foi acelerar o acesso aos dados. Muitos também estavam procurando melhorar sua postura de segurança e conformidade regulatória.

Desafios mais difíceis com o gerenciamento de um ambiente de TI multicloud – os principais problemas relatados no Brasil foram os mesmos citados regionalmente e globalmente: as preocupações com a segurança lideram, seguidas pela integração de dados em nuvens diferentes.

Perspectivas de gestão e segurança – A maioria dos entrevistados do ECI nomeou multicloud híbrida – duas ou mais nuvens privadas ou públicas com interoperabilidade entre elas – como seu modelo de TI ideal, e moderadamente mais no Brasil (90%) do que globalmente (83%) e nas Américas (86%).

A segurança será sempre uma prioridade – A disponibilidade de ferramentas que permitem que as empresas criem e apliquem de forma centralizada políticas de segurança e conformidade de cima para baixo e entre nuvens que seguem as cargas de trabalho à medida que elas são realocadas acabará equilibrando o jogo para permitir defesas eficazes independentes da infraestrutura.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile