Publicidade
Início Blogueria Políticas públicas e a revolução digital

Políticas públicas e a revolução digital

1
Publicidade

A revolução digital está impactando em muitos aspectos a realidade humana, desde a economia, ciência e educação à saúde, sustentabilidade, governança, segurança e estilos de vida. Atualmente, a hiperconexão entre os atores, devido ao uso intenso de tecnologias digitais, como dados, inteligência artificial e automações de processos, está definitivamente transformando as instituições, modelos de negócio e as relações humanas na sociedade como um todo. Resultado disso é o surgimento de sistemas com outros arranjos e ecossistemas produtivos emergindo, impulsionados pela grande demanda da sociedade por produtos e serviços inovadores.

Suas consequências sobre a produtividade, o consumo, o emprego, a desigualdade e outros determinantes do bem-estar social dependerão da formulação e implementação de políticas públicas para a gestão desta transformação tecnológica da sociedade. Governos, assim como empresas e trabalhadores, precisam de estratégias eficientes, coerentes e abrangentes para aproveitar as oportunidades oferecidas pelas novas tecnologias em áreas essenciais como desenvolvimento humano, geração de trabalho e regulamentação dos mercados.

Diferentemente das revoluções industriais anteriores, as mudanças trazidas pela digitalização estão acontecendo em uma velocidade maior, reduzindo o tempo de resposta disponível para lidar com os novos desafios impostos. O sucesso desta resposta irá determinar a capacidade do país na obtenção de ganhos de produtividade, criação de empregos e crescimento de modo inclusivo, sustentável e igualitário, resultando em acréscimos na qualidade de vida dos cidadãos. São inegáveis os incrementos obtidos no bem-estar social em países avançados, ou seja, aqueles que aproveitaram o progresso tecnológico para acréscimo da expectativa de vida, produtividade, renda per capita e conforto de sua população, por meio da adoção de políticas públicas que promoveram rapidamente a adaptação aos novos modelos produtivos e sociais advindos do uso de tecnologias.

Porém, ainda não há nada pré-determinado sobre os efeitos dessa revolução. Por isso, apenas as nações que souberem gerenciar este processo no sentido de incrementar a eficiência de suas empresas, promover a igualdade de seus cidadãos por meio da distribuição de renda e riqueza, gerar empreendimentos que operem as novas tecnologias, aproximando-as do dia a dia das pessoas, fomentar empregos de qualidade e obter maior eficiência na prestação de serviços públicos terão sucesso em melhorar o bem-estar de seus cidadãos. No outro extremo, países que não estiverem capacitados a gerenciar o processo terão que conviver com vários problemas como o aumento do desemprego, incremento da desigualdade entre seus cidadãos, baixa competitividade de seus produtos e dependência tecnológica.

Políticas públicas desenhadas para aproveitar a revolução digital devem fortalecer seus efeitos positivos de forma abrangente, compreendendo as diferentes necessidades dos cidadãos, desde os mais vulneráveis aos estáveis, como também trabalhadores e autônomos, ampliando a promoção do bem-estar social e qualidade de vida.

Deve-se promover a eficiência e equidade no mercado de trabalho, fortalecer a educação inclusiva e de qualidade, adaptada às novas realidades, considerando a aprendizagem ao longo da vida. Também é necessário ampliar e incentivar a participação dos cidadãos nas tomadas de decisões sobre políticas públicas e cocriação de serviços públicos, apoiando o uso crescente e coerente de novas tecnologias, distribuindo a toda a população seus benefícios e mitigando seus impactos negativos. Isso deve ser feito de forma que garanta que não haverá a redução da concorrência nos mercados, o ataque ao direito à privacidade ou uma concentração excessiva de renda em determinada camada da sociedade, além de promover a transparência dos agentes públicos.

Outro ponto de vista é sobre a inovação entregando cidadania – entregue pelo governo por meio da prestação do serviço público. A tecnologia pode trazer novas formas de inovação social e reduzir barreiras que existiam antes. Algumas dessas oportunidades no serviço público constituem-se em melhor acesso à informação, melhor interação entre os cidadãos e o Estado ou novas formas de engajamento e participação. Essa combinação entre inovação social e engajamento do cidadão é uma tendência emergente em políticas públicas.

O design de forma cocriada de serviços públicos é um caminho para conseguir a interação e troca entre diferentes atores e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de forma personalizada. A cocriação é importante para a inovação no setor público porque ajuda o governo a entregar novos serviços que se ajustam às necessidades dos cidadãos. Assim é possível mudar fundamentalmente as relações, posições e regras entre os atores, por meio de um processo aberto de participação, intercâmbio e colaboração com as partes interessadas, incluindo os usuários finais dos serviços.

O governo deve adquirir capacidades para pesquisa e design de soluções e melhorar sua capacidade de comunicação com os cidadãos, trabalhando seu engajamento e participação. Dessa forma, as novas tecnologias se transformam em alavancas para o aperfeiçoamento da democracia e melhoria da confiança dos cidadãos com relação aos agentes públicos, propiciando um ambiente mais colaborativo entre estes atores e a entrega de cidadania com mais qualidade.

Essencialmente, os formuladores de políticas públicas devem considerar os impactos da revolução digital na sociedade, entender seus efeitos na população e nas empresas e atuar estrategicamente para ampliar seus efeitos positivos e equalizar as oportunidades entre os vários segmentos de cidadãos. Também é crucial equilibrar os impactos negativos, criando condições para que o progresso tecnológico possa ser transformado em bem-estar social e acréscimos na qualidade de vida. Caso contrário, a revolução digital pode gerar ou ampliar vários problemas sociais como desemprego ou acumulação desigual de renda.

As políticas públicas devem promover a inclusão dos cidadãos na era digital, ampliar as oportunidades para os cidadãos e as empresas se adaptarem aos desafios gerados pela adoção das novas tecnologias, seja por meio de investimentos governamentais em áreas-chave, como educação, incentivos à criação de novas e modernas empresas ou pelo uso das novas tecnologias digitais nos processos do governo. Assim, é possível prestar o serviço público de forma mais eficiente e confiável, eliminando barreiras ao desenvolvimento econômico e exercício da democracia.

 Cadu Pereira, head de Inovação para Governos na Stefanini Brasil. 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile