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Qual a importância do Privacy by Design?

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O conceito de “Privacy by Design” está relacionado com a preocupação de trazer a privacidade de dados para todos os projetos desde a concepção. Isso significa que mesmo antes de colocar algo em prática os seus criadores já têm em mente como será a privacidade.  

O termo foi usado pela primeira vez nos anos 90 pela Phd Ann Cavoukian. No entanto, com as diversas notícias que vemos sobre vazamento de dados e invasões de hackers ele tem se tornado mais popular nos dias de hoje. Cada vez mais as empresas têm buscado formas de garantir a privacidade dos dados de seus usuários. 

Para explicar a importância do “Privacy by Design” me arrisco a fazer duas comparações. Uma com a saúde. Sempre que falamos em saúde preventiva esbarramos no fato de que é mais barato cuidar da saúde enquanto se tem saúde, do que depois quando está doente, não é mesmo? 

Indo para um lado mais financeiro, podemos fazer uma analogia com investimentos. Se você quer começar a investir, ao perguntar para qualquer especialista em investimento, ele vai te dizer para primeiro ter uma reserva de emergência e só depois começar a investir seu dinheiro.  

Com o “Privacy by Design” é praticamente o mesmo. Ou seja, antes de colocar um projeto em prática você estabelece como será a segurança e garante a transparência dos dados que serão utilizados. Além disso, a empresa busca minimizar os dados pessoais que coleta, mantendo-os seguros e os destroem quando não forem mais necessários. As empresas que utilizam o “Privacy by Design” consideram a privacidade e a proteção de dados como elementos fundamentais em suas práticas. 

Pensando que o “Privacy by Design” visa o estabelecimento de privacidade desde a base, podemos concluir que exige uma complexidade e tempo para desenvolvimento. Embora seja trabalhoso, o benefício que isso trará no futuro é inegável.  

Afinal de contas, a segurança de dados além de essencial, acabou se tornando também uma vantagem competitiva para as empresas que são mais preocupadas com a segurança dos dados de seus usuários.  

Já parou para pensar na reputação de uma empresa que não gerencia os consentimentos de seus usuários, e/ou que não garantem seus direitos, e que tem seus dados vazados? É melhor, mais barato e mais responsável pensar em privacidade antes de acontecer algum acidente, não é mesmo?  

Rodrigo Irarrazaval, CEO da startup de e-privacy Wibson 

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