O número de assinantes de serviços móveis sem fio GSM atingiu 2,5 bilhões de clientes, um aumento de 400% de usuários em apenas seis anos, de acordo com estimativas da Informa World Cellular Information Service, por meio de estudo encomendado pela 3G Americas, organização criada para promover a implementação da tecnologia GSM e suas evoluções GPRS, EDGE, UMTS e HSDPA. A cada dia, segundo o levantamento, há mais de 1 milhão de novas adições na família de tecnologias GSM que recebem serviços de uma das 700 redes comerciais em 218 países do mundo.
De acordo com o presidente da 3G Américas, Chris Pearson, esse nível de crescimento da tecnologia supera quase todas as outras inovações. ?Hoje, aproximadamente 37% dos 6,6 bilhões de habitantes do planeta [segundo o Censo dos EUA] utilizam a tecnologia GSM.? Segundo Pearson, esses assinantes, que incluem os cerca de 130 milhões de usuários UMTS/HSDPA ? padrão para serviços de terceira geração de telefonia móvel ? representam praticamente 85% do mercado móvel sem fio no mundo.
Desde maio deste ano, segundo a 3G Américas, 169 operadoras em 71 países oferecem UMTS, e 117 operadoras em 59 nações implementaram HSDPA, a versão avançada do UMTS. Além disso, praticamente todos os terminais UMTS/HSDPA fabricados hoje usam EDGE como a tecnologia compatível de reserva, permitindo roaming global e a oferta de serviços de dados em alta velocidade.