O fenômeno da web 2.0 é a prova de uma nova onda de oportunidades para as empresas de mídia e entretenimento. Entretanto, poucas empresas têm conseguido obter lucro nesse novo segmento de mercado. Mais ainda, elas ainda não revisaram suas atuais estratégias para oferecer novas formas de entregar conteúdo e informações para os usuários. Estas são as principais conclusões de pesquisa realizada pela consultoria Accenture com 110 executivos que atuam na área de mídia em todo o mundo.
O levantamento revela que, hoje, os executivos entendem a tendência do consumidor de criar seus próprios conteúdos. ?De fato, 57% dos entrevistados vêem nessa tendência o maior gerador de receitas para os próximos cinco anos?, informa Petronio Nogueira, responsável pela área de mídia e tecnologia da Accenture. Essa tendência é confirmada pelo número elevado de vídeos, fotos, wikis e blogs, que dão mais poder de escolha ao usuário de tecnologia. ?Tanto que, para 70% dos consultados, a chamada ?mídia social? é o futuro?, completa.
Diante desse cenário, a publicidade tem um papel preponderante, segundo Nogueira. A Accenture verificou que 50% dos executivos acreditam que a propaganda digital é um gerador promissor de receitas, seguido por vídeos e videogames.
O espectro de atuação das companhias nesse cenário é ainda maior: a pesquisa apontou que 49% das companhias pretendem criar novas ofertas de serviços, baseadas em mídia social. Para tanto, 28% consideram realizar joint ventures e 15%, aquisições. Por outro lado, 20% dessas empresas ainda não têm estratégias para esse segmento nos próximos 12 meses.