Um estudo sobre o nível de segurança dos cinco principais mecanismos de pesquisa dos EUA ? Google, Yahoo!, MSN, AOL, Ask, que correspondem a 93% do total ?? revela que os resultados de links patrocinados (pagos por anunciantes) ainda são bem mais arriscados que os não-patrocinados, embora o risco para os usuários dos mecanismos de busca e pesquisa tenha caído cerca de 1%.
O estudo foi conduzido pela McAfee, fornecedora de soluções de segurança de TI, que calcula que os internautas norte-americanos fazem cerca de 276 milhões de pesquisas por mês, que os levam a sites que podem comprometer sua segurança na internet.
A empresa analisou os 50 primeiros resultados de buscas, com 2,3 mil palavras-chave muito procuradas, escolhidas em listas como Google Zeitgeist e Yahoo! Buzz, entre outras fontes. Cada resultado foi comparado com o banco de dados do McAfee SiteAdvisor, software gratuito para navegação segura na internet, que contém 8,2 milhões classificações de segurança de sites.
O software classifica o nível de segurança dos sites por cores. A vermelha é atribuída àqueles que têm adwares, spywares, vírus, explorações, e-mail com características de spam, excesso de pop-ups ou vínculos com outras páginas não confiáveis. A classificação amarela indica que os sites merecem cautela antes do uso. Já a verde, sinaliza que o endereço é seguro.
A principal conclusão do estudo é que 4% dos resultados das pesquisas levam os internautas a sites arriscados. A AOL foi a registrou os resultados mais seguros, com 2,9% dos sites classificados como vermelhos ou amarelos, comparados com 5,3%, em maio de 2006. O Yahoo gerou o maior número de resultados vermelhos ou amarelos, com 5,4%;
Os resultados patrocinados contêm 2,4 vezes mais sites arriscados que os sites naturais; na verdade, 6,9% de todos os resultados patrocinados levam a classificação vermelha ou amarela. Isso representa uma queda em relação aos 8,5% no ano passado, principalmente devido ao aumento da segurança das pesquisas pagas do Google.
As categorias relacionadas à música e à tecnologia são os termos de busca mais perigosos. Música digital gera a porcentagem mais alta de sites arriscados com 19,1%, seguido por brinquedos de tecnologia e palavras-chaves populares como chat e wallpaper. Os programas de troca de arquivos também obtiveram destaque entre as palavras-chaves mais arriscadas. Entre as buscas perigosas de troca de arquivos estão Bearshare (45,9% de resultados arriscados), limewire (37,1%), kazaa (34,9%) e winmix (32%).
Os sites de golpes são predominantes, representando 3,2% de todas as listagens patrocinadas. Entre os golpes mais comuns estão os sites de download que vendem softwares gratuitos, sites de toques de celular com práticas mal-intencionadas de cobrança, e sites de trabalho em casa com termos enganosos.
Entre os resultados das pesquisas por palavras-chaves adultas, houve um aumento de 17,5% nos sites arriscados desde dezembro de 2006. Agora, esses sites respondem por 9,4% dos resultados gerais de buscas adultas. O principal fator desse aumento foi um aumento radical de 72,2% na proporção de sites adultos arriscados em resultados patrocinados.