A Apple anunciou nesta segunda-feira, 6, durante a conferência para desenvolvedores WWDC 2011, em São Francisco (EUA), as novidades do novo sistema operacional iOS 5 para plataformas móveis. No evento, a companhia também divulgou que o Lion, novo sistema para Macintosh, estará disponível em julho e apresentou uma versão on-line do iTunes, com a qual é possível baixar a mesma música em até dez equipamentos. A nova versão do iOS – assim como o serviço gratuito de armazenamento iCloud – estará disponível meados de setembro nos EUA para iPhone 3GS, iPhone 4, iPad, iPad 2 e iPod Touch de 3ª e 4ª geração.
Entre as novas funcionalidades do iOS5, o destaque fica para o fato de a plataforma não exigir que os aparelhos equipados com o sistema operacional sejam conectados ao computador para que comecem a funcionar – característica chamada "PC Free" – e também permitir a atualização do sistema direto no portátil, ao contrário do que ocorre hoje, em que a atualização deve ser feita via iTunes, no computador. A nova versão do iOS dispensará a necessidade de plugar o dispositivo móvel em um computador. Quando o usuário ligar o aparelho pela primeira vez, poderá utilizá-lo sem que seja conectado previamente. Isso não era possível até a versão 4 do sistema operacional, que obriga o usuário a fazer a sincronização com o iTunes antes de inicializar.
Outra novidade é que o Twitter será integrado nativamente no sistema operacional: o usuário não precisará logar-se na conta do microblog em cada aplicativo que faz integração com a rede, nem precisará utilizar qualquer aplicativo para postar tuítes. Os contatos também poderão ser sincronizados com o respectivo perfil no Twitter. As fotos do perfil, por exemplo, poderão ser utilizadas para identificar os contatos no celular. Outra nova funcionalidade do iOS 5 é o Reminders, que funciona como uma lista de lembretes que podem ser personalizados e sincronizados com o iCal, o calendário nativo do sistema, o Outlook, da Microsoft.
O iCloud vai substituir o serviço MobileMe, que era pago e servia como uma espécie de disco virtual. O serviço na nuvem da Apple sincronizará com a internet informações do calendário, e-mail, imagens tiradas com a câmera, músicas, e-mails, aplicativos comprados, livros e documentos gerados em qualquer dispositivo Apple. Mas ele terá uma limitação: armazenará em servidores remotos as fotos que serão sincronizadas entre todos os aplicativos por até 30 dias. Depois do tempo estipulado, as fotos serão apagadas automaticamente dos servidores.
- Recursos