A importância do Search para a esfera pública

0

O último levantamento da pesquisa Justiça em Números, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça, aponta que mais de 92 milhões de processos tramitaram no Brasil ao longo de 2012. O altíssimo volume de informações é um dos motivos de atravancamento do sistema judiciário no país: na hora de julgar, o magistrado precisa realizar uma busca por casos semelhantes e jurisprudência. O excesso de dados compromete também a divulgação dos gastos de órgãos públicos no atendimento à Lei de Acesso da Informação. Muitas instituições não conseguem criar um sistema eficiente de pesquisa para atender a demanda dos usuários.

As duas situações exemplificam a necessidade do poder público de introduzir ferramentas de search em sites e sistemas internos. É um importante e eficiente recurso que facilita a vida dos colaboradores para lidar com a imensa quantidade de informações. Muitos gestores desconhecem a existência de plataformas deste tipo. É um sonho antigo de quem trabalha em órgãos governamentais: poder digitar uma determinada palavra-chave e encontrá-la rapidamente.

Apresentar e introduzir essas soluções na esfera pública são desafios de quem trabalha com tecnologia no Brasil. O setor ainda carece de produtos que otimizem processos e permitam aos servidores melhorarem a produtividade no trabalho.

Pesquisa da IDC aponta que um funcionário gasta em torno de três horas e meia por semana navegando por informações até encontrar as corretas. Levantamento do Butler Group Research afirma que 10% do custo da folha de uma empresa é desperdiçado com buscas ineficazes.

As empresas que adotaram o sistema já perceberam o nicho de mercado a ser explorado. Surgiram seminários e eventos com o intuito de aproximar as companhias e os órgãos públicos, criando oportunidades para negócios e a apresentação de soluções que podem atender a demanda nos setores governamentais com processos internos de compartilhamento e divulgação de dados.

É uma tendência que ganha força à medida que os órgãos estatais percebem o ciclo envolvido. A maior rapidez na busca resulta em produtividade dos colaboradores e garante eficiência ao trabalho. Dessa forma, ganham transparência nos processos, um bem de valor na esfera pública brasileira.

Toshiyuki Sakata, diretor comercial da Just Digital

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.