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Google leva wi-fi gratuito para 80 locais públicos na capital paulista

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Dentro do seu programa de global para conectar um bilhão de pessoas no mundo (Next Billion Users), a Google anunciou nesta quinta-feira, 6, que o Brasil é o oitavo país do mundo a receber o Google Station, uma plataforma para implantação de pontos de acesso Wi-Fi de alta qualidade em países emergentes que tem como objetivo expandir o acesso e a conectividade. A primeira cidade do país a receber o Google Station é São Paulo: já existem mais de 80 pontos funcionando em espaços públicos como parques (Ibirapuera e Chico Mendes), praças (Largo da Concórdia e Praça Silva Teles) e estações de trem da CPTM (como Barra Funda e Pinheiros).

“A missão do Google de organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis têm nos incentivado a criar uma internet mais inclusiva. Mesmo que estejamos mais conectados do que nunca no Brasil, as pessoas querem estar na internet sem consumir os seus dados móveis e, para muitos, o acesso à informação ainda é um grande desafio”, diz Fabio Coelho, presidente do Google Brasil, na abertura do evento anual da empresa, Google for Brasil.

O Google Station facilita provedores de internet a configurar, manter e monetizar suas redes de Wi-Fi. No Brasil, o projeto é resultado de uma parceria com America Net e Linktel, e, num primeiro momento, conta com o patrocínio do Itaú. Até o final de 2020, trabalhando com parceiros, o objetivo é que milhões de brasileiros acessem a internet através do Google Station. O usuário ao acessar a rede precisará inserir o número do telefone, visualizar um anuncio do patrocinador, e logo estará conectado por 30 minutos, que pode ser renovado indefinidamente apenas repetindo o procedimento. Os locais podem ser conhecidos no endereço https://station.google.com/.  

No mundo, o Google Station está disponível em mais de 1.000 pontos de acesso na Índia, Indonésia, México, Tailândia, Nigéria, Filipinas e Vietnã. Nesses lugares, já existem mais de 10 milhões de usuários ativos. A plataforma foi lançada durante o Google for India, em 2016.

Privacidade para todos

A Google lançou duas novas ferramentas de privacidade no Brasil. Agora, as pessoas já podem usar celulares Android como chave de segurança, criando uma camada adicional de proteção para as informações do usuário. Também é possível saber de que maneira esses dados são usados por Mapas, Busca e Assistente. Basta acessar o menu de aplicativos e escolher a opção “Seus dados no…”. Em breve, esse recurso estará disponível também para o YouTube

Os controles de auto-deletar para Atividade na Web e de Apps também já estão disponíveis em todo o mundo. Com eles é possível determinar, de forma fácil e simples, o período máximo durante o qual os dados permanecem armazenados. Cada usuário pode escolher um limite que varia entre três e dezoito meses. Feito isso, dados anteriores a esse período serão automaticamente deletados, sempre que ultrapassarem essa barreira. Nos próximos meses os controles de auto-deletar serão oferecidos também para o Histórico de Localização. E até o final deste ano será possível contar com a navegação em modo anônimo para Mapas e Busca.

Brasil registra grande adesão de Google Go e Gboard

Lançado no ano passado, o Google Go teve grande adesão do público brasileiro. O aplicativo é o segundo maior em utilização, atrás somente da Índia. Para facilitar o uso pelo público alvo, um percentual da população com baixo grau de alfabetização ou pessoas com deficiências visuais, agora o aplicativo converte desde agosto do ano passado o conteúdo em formato de texto para voz, para facilitar o entendimento das páginas acessadas.

Por ter apenas 5 MB, o Google Go proporciona acesso rápido mesmo em zonas de lenta conexão e economiza até 40% de dados de internet. Tais benefícios estão garantindo um crescimento consistente na utilização da ferramenta no Brasil desde o seu lançamento, o que mostra que, uma vez reduzidas as barreiras de navegação, os brasileiros aproveitam ao máximo a oportunidade de explorar a web.

Google Assistente fica mais acessível para os brasileiros

Lançado em agosto de 2017, o Google Assistente no Brasil está entre os três mercados que mais usam o dispositivo de voz no mundo. Essa expansão está relacionada ao uso cada vez mais comum da voz para interagir com seus dispositivos. Uma pesquisa recente, divulgada no Google for Brasil, mostra que mais de 90% dos brasileiros já enviaram uma mensagem de voz através do celular e mais de 60% já usaram a voz para controlar os seus smartphones.

“A voz tem sido um fator-chave para mudar o Google de uma empresa que ajuda a encontrar respostas para uma empresa que também ajuda as pessoas a fazer coisas. E, para o Google, não há melhor aplicação para isso do que o Google Assistente, que é a maneira mais fácil de realizar as coisas ao longo do dia”, diz Marvin Chow, vice-presidente de Marketing do Google.

Smart Feature Phone com botão para o Google Assistente

Como parte dos esforços do Google para tornar a tecnologia do Google Assistente disponível para um maior número de pessoas, foi anunciado o primeiro smart feature phone KaiOS do Brasil, fabricado pela Positivo, que possui um botão dedicado ao Assistente. Com ele, os usuários podem acessar rapidamente informações, abrir aplicativos e controlar o telefone usando apenas a voz. O aparelho estará à venda até o fim de junho por R$ 279.

A Positivo também anunciou o seu primeiro conjunto de produtos para a Casa Inteligente com o comando de voz por meio do Google Assistente. Com uma nova gama de produtos que inclui lâmpada, plugue para tomada, câmeras, sensores e alarme, a finalidade é tornar a Casa Inteligente ainda mais acessível, com preços a partir de R$ 99,00. Esses itens estarão disponíveis no Brasil até o fim do mês.

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