Publicidade
Início Notícias Comunicações Feninfra: serviços de telecomunicações são essenciais e têm que ser mantidos no...

Feninfra: serviços de telecomunicações são essenciais e têm que ser mantidos no PL que limita ICMS

0
Publicidade

Os serviços de telecomunicações são essenciais e têm que ser mantidos no Projeto de Lei (PL) 211/21 que limita o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em 17%. A avaliação é da presidente da Federação Nacional de Call Center, Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática (Feninfra), Vivien Mello Suruagy. Ela destaca que medida vai levar mais serviços de telecomunicações à população, gerar investimentos e empregos ,e ampliar a conectividade .

“Precisamos de incentivos aos investimentos e redução tributária. O leilão do 5G, a necessidade de conectividade em áreas rurais e periferia nos impõem grande responsabilidade, formação de mão de obra e capacitação das empresas. Por isso, é importante manter o setor incluso na PL”, afirma a presidente da Feninfra.

Vivien Suruagy ressalta que a carga tributária brasileira é a mais elevada no mundo e é preciso uma mudança. De acordo com ela, a alíquota do setor pode chegar a 37% somente no ICMS. No total, lembra, a área de telecomunicações paga anualmente cerca de R? 62 bilhões em tributos. “Não há sentido estabelecer valores que inibem o investimento e penalizam o consumidor, que está sobrecarregado com inflação de mais de 12%”, diz.

A presidente da Feninfra enumera que, somente no 5G, serão arrecadados R? 47 bilhoes pela União. “No total, temos 342 milhões de contratos de conectividade entre telefonia e banda larga móvel, telefonia e banda larga fixa, e tv por assinatura, gerando empregos e investimentos essenciais para o País”, complementa.

O PL 211/21 estabelece um limite de 17% no ICMS sobre bens e serviços considerados essenciais, entre os quais comunicações , combustíveis, energia elétrica, gás natural e transporte coletivo, impedindo a aplicação de alíquotas iguais à de produtos considerados supérfluos. O objetivo é aliviar os preços destes serviços, afetados pela alta da inflação. A Câmara dos Deputados aprovou o texto no dia 25 de maio e o PL será agora apreciado pelo Senado.

Vivien Suruagy salienta que os serviços de telecomunicações são cada vez mais essenciais, sobretudo após a pandemia de Covid-19. “O trabalho híbrido ficará para sempre. Durante a pandemia, a internet foi mais demandada em razão da migração de atividades básicas para o ambiente digital. Em 2021, houve crescimento da banda larga de 14% no número de acessos “, listou.

A presidente da Feninfra lembra que o Brasil ainda tem inúmeros desafios para levar conectividade para a maioria da população. “Há uma forte desigualdade no aproveitamento das oportunidades no ambiente on line. Usuários da classe C realizaram mais cursos à distância, mas em proporções sempre inferiores a classe A. Serviços de banda larga deixaram de ser mero luxo e hoje são uma necessidade”, finaliza.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile