Perdas por fraudes impactaram 75% das empresas nos últimos três anos

1

A Kroll, fornecedora de soluções de gestão de riscos e governança, divulgou os resultados de seu último Relatório Global de Fraude e Risco. Os dados mostram que 75% das empresas brasileiras foram impactadas por fraudes nos últimos três anos. Isso ocorre mesmo com a maioria dos entrevistados (83%) usando a análise de dados para detectar proativamente casos de fraude interna.

O relatório também aborda a questão dos controles internos para evitar corrupção. O índice é favorável, com 78% dos entrevistados dizendo que os controles antissuborno e de corrupção de suas organizações são eficazes para prevenir e detectar atividades de alto risco – acima da média global (74%).

Em resposta aos altos índices relatados de condutas ilícitas, três quartos (75%) das organizações pesquisadas no Brasil declararam ter realizado investigações internas nos últimos três anos, ligeiramente abaixo da média global de 78%.

O estudo foi realizado com 1.130 tomadores de decisões sêniores sobre estratégia de risco, entre eles CEOs e diretores das áreas jurídica, de Compliance e financeira.

De acordo com a maioria dos entrevistados (82% globalmente), suas empresas foram significativamente afetadas por fraudes, corrupção, atividades ilícitas, lavagem de dinheiro e outras ocorrências graves de conduta indevida.

Confira abaixo os setores mais afetados por fraudes, corrupção e atividades ilícitas

Setor Significativamente afetado por conduta indevida grave Realização de investigação interna nos últimos três anos
1. Transportes, lazer e turismo 90% 65%
2. Bancos 89% 84%
3. Tecnologia, meios de comunicação e telecomunicações 88% 82%
4. Ciências da vida 83% 83%
5. Comércio varejista, atacadista e distribuidores 81% 69%

 

Curiosamente, enquanto a maioria (90%) dos entrevistados no setor de transporte, lazer e turismo relatou que sua organização tinha sido significativamente afetada por má conduta grave, apenas 65% das organizações deste setor tinham conduzido uma investigação interna nos últimos três anos.

Os setores mais suscetíveis à realização de investigações internas estão indicados na tabela a seguir:

Setor Realização de investigação interna nos últimos três anos Significativamente afetado por conduta indevida grave
1. Bancos 84% 89%
2. Ciências da vida 83% 83%
3. Tecnologia, meios de comunicação e telecomunicações 82% 88%
4. Indústria 82% 78%
5. Bens de consumo 74% 74%

 

Quase todas as empresas (98%) que realizaram investigação interna contaram com a ajuda de empresas externas, sendo que os consultores mais solicitados pertenciam à área de computação forense/eDiscovery (55%), seguidos por empresas de investigação (47%). "Esse movimento pode ser explicado pela necessidade de se estruturar um time multidisciplinar, com expertise em tecnologia forense e conhecimentos especializados, especialmente para as fraudes mais complexas", afirma Enéas Moreira, head da área de Investigações e Inteligência Forense da Kroll no Brasil.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.