Century vai investir R$ 150 milhões em novo data center na Região Metropolitana de Belo Horizonte

0

A Century, empresa de software e tecnologia da informação, vai começar a construir, ainda neste ano, seu segundo data center em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O investimento será de R$ 150 milhões, oriundos de recursos próprios, com previsão de início de operações no primeiro semestre de 2026. Ao todo, serão criadas 57 novas vagas de empregos diretos.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (6/6), durante o Minas Summit 2025, maior evento de inovação do estado, realizado em Belo Horizonte. A feira reuniu autoridades do Governo de Minas, além de líderes do setor, startups e o público em geral voltado para a exploração do futuro da tecnologia e do empreendedorismo.

O investimento que será feito pela Century é mais um exemplo de como o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e sua vinculada Invest Minas, tem trabalhado para criar um ambiente mais favorável para implantação e ampliação de negócios no estado.

"Processamento de dados e inteligência artificial estão entre as grandes demandas em termos de tecnologia atualmente. E hoje, isso tudo faz parte da realidade de Minas, com diversos empreendimentos que garantem também a retenção dos nossos talentos com oportunidades qualificadas", disse Bruno Araújo, Secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico.

Tecnologia de ponta

O segundo data center da Century terá foco em aplicações de Inteligência Artificial (IA), que demandam alto poder de processamento e grande consumo energético. Assim como o primeiro data center, ele manterá a vantagem da proximidade geográfica e a baixa latência na transferência dos dados.

O diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, Leandro Andrade, destaca todo o cenário propiciado pelo Governo de Minas, de 2019 para cá, para transformar o estado num player atrativo para investimentos como o da Century.

"Minas Gerais se apresenta como o principal destino para investimentos em data center do Brasil. Energia limpa em alta potência e com redundância, conectividade e o segundo maior mercado consumidor do país, são requisitos básicos para essas estruturas. Além disso, o Governo do Estado tem trabalhado com eficiência para entregar a melhor proposta de valor aos investidores desse setor", destacou.

O vice-presidente da Century, Alonso Gomes, ressaltou ainda que o perfil adotado por Minas tende a atrair startups, que, em colaboração com universidades e centros de pesquisa, contribuirão para o fortalecimento de um ecossistema regional de inovação.

"Atualmente, o setor de tecnologia apresenta uma alta concentração geográfica no eixo Rio-São Paulo. A implantação de infraestrutura robusta em Minas representa uma oportunidade concreta de descentralização tecnológica e promoção do desenvolvimento regional", completou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.