A Eletrobrás informa que até o final do ano seu site poderá ser acessado por portadores de deficiência visual. Este é o primeiro passo do projeto que prevê a implantação de tecnologias direcionadas à interação de pessoas com algum tipo de deficiência a mecanismos de navegação na internet. Dados do IBGE, relativos ao ano 2000 apontam a existência de 25 milhões de brasileiros (cerca de 13% da população) que possuem algum tipo de deficiência.
Segundo a companhia, o site será adaptado para permitir a codificação de softwares usados por deficientes, que oferecem ao usuário melhor acesso às informações, como dispositivos apontadores alternativos, sistemas de entrada de voz, leitor de tela, teclados alternativos. A inovação está incluída no conceito de inclusão digital.
O projeto da Eletrobrás de acessibilidade na web será apresentado pelo analista de sistemas Timóteo Tangarife, do Departamento de Informática da empresa, no 16º Congresso Mundial sobre Ergonomia, de 10 a 14 de julho, em Maastricht, na Holanda.