A presença de mobilidade nas empresas brasileiras ainda é tímida, mas cresce em ritmo acelerado, mostrou o estudo "Desk Research — A presença móvel das 500 maiores empresas". O levantamento divulgado nesta quarta-feira, 6, pela Mowa, especialista em arquitetura móvel, mostra que 7,5% das companhias pesquisadas são consideradas "móveis", ou seja, utilizam sites móveis, SMS ou aplicativos para celulares ou tablets.
Embora a quantidade de entrevistadas com os requisitos para ser uma empresa móvel seja pequena, a pesquisa mostrou que existe uma forte tendência de crescimento da penetração destes atributos nas companhias brasileiras: em 2010 houve aumento de 50% na quantidade de empresas que aderiram às plataformas móveis em seus negócios.
Conforme a pesquisa, 33% das empresas móveis estão no setor de telecomunicações, seguidas por bancos (15%). Varejo e bens de consumo representam apenas 2%.
O SMS lidera entre os canais mais utilizados no meio corporativo, com 29% das respostas positivas, enquanto o canal aplicativos para aparelhos móveis ficou com 21% e sites móveis, com 17%.
A pesquisa mostrou também que os tablets estão presentes em 13% das empresas entrevistadas, com destaque para os setores bancário e de telecomunicações.
- Serviços móveis