Pesquisa diz que 77% dos brasileiros estão preocupados com a segurança das Olimpíadas de 2016

0

A maioria dos brasileiros (77%) que participaram de uma pesquisa sobre segurança conduzida pela Unisys está preocupada com a segurança no País para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.

O estudo Unisys Security Insights, que mede a percepção dos cidadãos em relação à segurança, perguntou a mais de mil pessoas no Brasil sobre as maiores preocupações de segurança em relação aos Jogos Olímpicos. Foram apresentadas quatro opções aos respondentes: violência urbana, riscos de segurança em meio de transporte públicos, ataques terroristas e ainda nenhuma preocupação sobre o tema.

No total, 77% dos brasileiros pesquisados selecionaram uma das três ameaças indicadas pela pesquisa como sua maior preocupação. A maioria (57%) respondeu que a violência urbana é a maior preocupação de segurança, com 62% das mulheres e 53% dos homens citando esta como a principal vulnerabilidade.

"É importante pontuar que o Rio de Janeiro vive uma escalada de violência urbana com sucessivos casos que têm chocado a sociedade. Por conta da brutalidade com que são cometidos, esses crimes foram amplamente divulgados na mídia nacional e internacional, ampliando a percepção de insegurança nas pessoas, o que faz com que a violência urbana apareça como uma grande ameaça no país às vésperas de uma competição como os Jogos Olímpicos", explica Marcelo Neves, diretor de soluções de segurança e identificação da Unisys para a América Latina.

"Notamos a mesma preocupação com a violência urbana um pouco antes da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Entretanto, o evento foi muito bem sucedido do ponto de vista de segurança, devido aos grandes esforços no desenvolvimento de Centros Integrados de Comando e Controle para monitoramento, prevenção e gerenciamento de incidentes, a partir da integração de diferentes entidades públicas", explica.

Ao todo, 11% dos respondentes disseram que a segurança envolvendo o transporte público é a maior apreensão. Entre as faixas etárias pesquisadas, o público mais preocupado com esse tema são os jovens adultos (com idade entre 18 e 24 anos), sendo que 16% deles citam a insegurança no transporte público como a maior preocupação.

Somente 9% dos brasileiros indicaram um ataque terrorista durante os Jogos Olímpicos como sua maior inquietação. E 23% dos respondentes afirmaram não estar preocupados com a segurança para a realização dos Jogos de 2016 no Rio de Janeiro.

Conduzido pela Lieberman Research, a pesquisa da Unisys foi feita no Brasil entre os meses de abril e maio de 2015. Globalmente, 12 países foram pesquisados: Austrália, Brazil, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Malásia, Mexico, Nova Zelândia e Reino Unido.

Unisys Security Insights

Unisys Security Insights é um estudo global realizado anualmente e que fornece informações sobre as atitudes dos consumidores em diversos aspectos relacionados à segurança. Conduzido pela Lieberman Research na América Latina, Europa, Malásia e Estados Unidos e pela Newspoll na Austrália e Nova Zelândia, o levantamento contemplou entrevistas com aproximadamente 11.000 consumidores em 12 países. Na América Latina, a pesquisa foi realizada entre abril e maio de 2015 com 2534 entrevistados acima de 18 anos (1026 no Brasil, 998 no México e 510 na Colômbia).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.