Seis startups brasileiras de educação disputam programa de aceleração na Singularity University

0

No dia 10 de julho, acontece a final do Global Impact Challenge Brasil 2018 (GIC), realizado pela Singularity University, a comunidade de inovação mais criativa do mundo, em parceria com a Escola Concept, colégio de vanguarda do Grupo SEB.

Inscreveram-se para a edição deste ano empreendedores, pesquisadores ou cientistas com projetos na área de Educação. "Tivemos um número recorde de 129 candidatos e um nível excelente de pessoas e ideias transformadoras", comenta Conrado Schlochauer, realizador do GIC e embaixador da Singularity University em São Paulo. Após semifinais no Recife, em São Paulo e Porto Alegre, seis empreendimentos foram escolhidos para disputar a final.

O prêmio é participar do "SU Ventures Incubator Program", entre 3 de setembro e 19 de outubro, no Vale do Silício, com uma bolsa concedida pela Concept. Trata-se de um programa de aceleração de startups que inclui treinamento de liderança aos fundadores dos negócios, estruturação às empresas e um ecossistema para inovação e execução.

"A dinâmica atual é desafiadora e requer um pensamento integrado e exploratório, que resulte em soluções para as questões de uma comunidade ou sociedade em geral", afirma Thamila Zaher, diretora executiva do Grupo SEB, mantenedor das escolas Concept.

O evento é aberto ao público e contará com um talk-show com Conrado Schlochauer, realizador do GIC e embaixador do chapter da Singularity University em São Paulo, e com o empresário e comediante, Murilo Gun, além de um bate-papo inspirador com Regina Njima, diretora de Global Impact Competitions da Singularity University.

"Estamos entusiasmados em fazer parceria com o Grupo SEB e a Deloitte para o Global Impact Challenge Brasil 2018 (GIC)", disse Regina Njima, diretora do GIC e da Singularity University. "Recebemos empreendimentos incríveis, por isso estou ansiosa para ver quem será o vencedor e apoiá-lo em sua jornada empresarial por meio do SU Ventures Incubator Program".

Finalistas:

Recife

Desenvolvida em 2015, a Escribo cria e oferece soluções voltadas para o aprendizado desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio. Por meio de projetos interativos e lúdicos, a plataforma desperta e engaja o aluno, enquanto gera indicadores para os professores acompanharem os avanços e as dependências dos alunos. Pensando em ampliar ainda mais sua empresa, Américo Amorim, criador da Escribo, inscreveu-se no GIC. "Hoje, temos mais de 10 mil alunos usando a nossa plataforma, mas estamos no desafio de ganhar escala. Acredito que indo para a SU aprenderemos técnicas e táticas de marketing e de venda para escalar mais e atingir mais alunos, além de nos aperfeiçoarmos na parte tecnológica".

Com o intuito de suprir expectativas de alunos em relação ao mercado, Genésio Gomes criou o Células Empreendedoras. "O programa surgiu por uma atitude minha, como professor que tinha acabado de sair de um doutorado de inovação na educação e queria fazer algo diferente na instituição onde lecionava. O Célula Empreendedoras é formado por estudantes e educadores, que desenvolvem projetos a serem levados ao mercado. A partir deles, docentes e discentes formam uma rede de trocas de experiências e informações para escalar ideias.

São Paulo

Ligada à área de saúde, a MedRoom oferece uma estrutura de realidade virtual, aliada a materiais didáticos e interativos, para alunos e profissionais da área treinarem e aperfeiçoarem procedimentos. "MedRoom surgiu da vontade de unirmos videogames com saúde. Em 2015, meu sócio, Sandro, testou o Oculus Rift e percebeu que tinha potencial para treinamento médico. Estamos construindo um centro de apoio ao estudante de medicina que já conta com um laboratório de morfofisiologia em realidade virtual. Recriamos um paciente com todos os sistemas e estruturas do corpo que um aluno de medicina precisa conhecer, num universo gamificado e com uma experiência de usuário amigável", explica Vinícius Gusmão, sócio fundador.

A plataforma SOFIA visa integrar, orientar e instrumentalizar professores, terapeutas, familiares e estudantes a ampliarem métodos e práticas que possibilitam a quebra de barreiras no âmbito acadêmico e social de pessoas com deficiência intelectual. Pais de uma menina de seis anos com Síndrome de Down, Andreia e Pablo Stanger, junto com a terapeuta, Priscila Garcia, desenvolveram uma ferramenta com o objetivo de acelerar o processo de ensino por meio da tecnologia, além de dar acesso ao conteúdo proposto pela Base Nacional Comum Curricular. "Com a sistematização de métodos, práticas e materiais didáticos e uso de tecnologias disruptivas, a SOFIA Plataforma contemplará de forma personalizada todos os níveis de ensino desde a educação infantil até o nível superior", explica Pablo Stanger.

Porto Alegre

O Innducate funciona como uma base de construção de competência, que está por dentro de uma plataforma na qual os algoritmos coletam dados de pesquisas, estudos, notícias e abastem determinadas áreas de conhecimento. Com essa plataforma, professores, alunos e pesquisadores conseguem traçar caminhos para chegar a determinado patamar profissional. "A expectativa é expandir ainda mais o horizonte do projeto, evoluindo a ideia e construir um modelo de negócio com maior impacto", explica Igor Casenote, fundador da Innducate.

A Schoolastic tem por objetivo auxiliar pais e educadores no desenvolvimento pleno dos estudantes desde a primeira infância. A plataforma se transformou numa ferramenta de apoio com planos de ações para o desenvolvimento da pessoa, respeitando a singularidade e, principalmente, o processo cognitivo de cada um. Com apenas três anos de funcionamento, a empresa apresentou resultados efetivos e satisfatórios ao fundador, Daniel Nascimento. "Em um dos casos tínhamos uma pessoa com grande dificuldade no aprendizado da Matemática, mas uma aptidão incrível com a língua inglesa. Neste plano de ação, apresentamos como uma opção o estudo em casa e que as anotações em sala de aula fossem passadas para a língua inglesa e, aos poucos, o resultado foi aparecendo e se consolidando", comemora Daniel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.