Uber confirma aquisição da Postmates para ampliar segmentos de atuação

0
0

A Uber confirmou nesta segunda-feira, 6, a aquisição de US$ 2,65 bilhões da Postmates, sinalizando claramente sua intenção de competir não só no mercado de entrega de refeições, mas também seu interesse em todos os tipos de entrega.

"A maneira como vemos essa categoria é muito ampla", disse o CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, em uma teleconferência nesta segunda-feira sobre o acordo com a Postmates.

O Uber e seus concorrentes de entrega de restaurantes "estão todos buscando categorias adjacentes e realmente buscando o comércio local e a entrega em casa", acrescentou Khosrowshahi. "Este é um negócio em que a Amazon está. Este é um negócio em que o Walmart está. Eu acho que a categoria e os mercados começarão a se sobrepor a muitos participantes".

O Uber já começou a testar a entrega de compras através de parcerias com lojas na França, Austrália e Reino Unido, e também está trabalhando com lojas de conveniência na Espanha e no Brasil para entregar mercadorias aos clientes. Alguns clientes dos EUA podem encomendar itens da loja de conveniência através do Uber Eats, dependendo da localização.

A entrega de restaurantes é um negócio com margens baixas, na melhor das hipóteses, um perdedor de dinheiro, na pior das hipóteses. A economia é difícil para as empresas entenderem, tornando a entrega de mantimentos e outros itens essenciais um atrativo vertical a ser perseguido. O novo mercado também pode ajudar o Uber a compensar as perdas de seu negócio principal de transporte, pois menos pessoas estão solicitando viagens durante a pandemia.

Com a aquisição e a expansão dos Postmates em novas categorias, a Uber está tentando se apresentar como um dos muitos concorrentes, e não como um ator dominante, uma questão-chave em qualquer futura revisão regulatória. A medida ocorre quando o Uber e outras grandes empresas de tecnologia estão sob intenso escrutínio de reguladores e autoridades sobre o poder que exercem.

"Nós realmente acreditamos que o mercado é muito maior do que, digamos, os players tradicionais de entrega", disse Khosrowshahi na teleconferência. "Vemos o supermercado como uma categoria, há muita comida quente sendo entregue, vemos o essencial como uma categoria que iremos buscar também. Portanto, não se engane, quando olhamos para a categoria, para nós, começou com comida, mas é muito mais abrangente do que isso."

Deixe seu comentário