CADE: Entidades esperam revisão do acordo de venda da Oi

0

As associações Telcomp, NEO e o órgão de defesa do consumidor IDEC, em coletiva de imprensa realizada na manha dessa terça-feira, 6, alertaram sobre a ameaça de concentração e falta de competitividade no mercado de serviços de banda larga móvel, caso a modelagem de aquisição da Oi pelas operadoras TIM, Vivo e Claro seja a aprovada pelo CADE e Anatel.

Luís Henrique Barbosa, presidente da Telcomp, associação que representa provedores de internet, diz que a concentração é danosa para consumidores e ao mesmo tempo retira oportunidades de operadoras competitivas. Ela defendeu que deveria ser adotado um modelo semelhante ao que ocorreu com mercado de banda larga móvel, onde 40% dos acessos são disponibilizados pelas pequenas operadoras.

As entidades reiteraram não estarem contra a venda da Oi Móvel, mas questionaram o fato de ela ter sido feita de forma unilateral, onde por ocasião da concorrência a Highline, da Digital Colony, se afastou da disputa por ser um fornecedor de infraestrutura para as próprias operadoras. "Deveria ter acontecido uma pré-consulta ao CADE, mesmo a Oi estando em concordata, pois além da responsabilidade em relação à Oi também deveria se  analisar a questão concorrencial. A situação era complexa, mas existia outros caminhos, como um novo entrante no mercado ou a pulverização da empresa".

Diogo Moyses, do IDEC, diz que "essa narrativa que estão salvando a Oi não convence. Estamos analisando a situação, no momento só pedimos acesso ao CADE a Anatel, mas não descartamos entrar com ação judicial questionado não só o modelo estruturante como também o de direito dos consumidores."

"Queremos garantir aos 33 milhões de clientes da Oi condições mais favoráveis na transição de suas contas para demais operadoras, e evitar que a redução da concorrência resulte em preços altos, franquia que bloqueia internet e falta de qualidade de serviços", explica.

A NEO, que representa 180 pequenas operadoras atendendo 5 mil municípios brasileiros, se considera como legítima interessada em entrar nessa discussão junto a Anatel e CADE, manifestando ainda sua preocupação com o leilão da 5G para garantir que novos prestadores entrem na disputa de forma competitiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.