Inatel e Taggen desenvolvem projeto pioneiro na AL para localização de alta precisão com baixo custo

1

Em nova parceria, a Taggen, especializada em soluções para Internet das Coisas, se aliou ao Inatel para o desenvolvimento de um produto pioneiro na América Latina: a nova geração do TaggenBeacon na versão BLE 5.1. A inovação prevê elevar em até oito vezes a capacidade de identificação e localização das "coisas" com precisão de submetro, além de efetuar conexões via Bluetooth, Wi-Fi, 4G LTE, NBIoT e 5G. Para a introdução dessa nova geração do dispositivo, a parceria está recebendo recursos não-reembolsáveis da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação). A parceria com o Inatel inclui o desenvolvimento do novo TaggenGateway.

Juntos os produtos ampliam as possibilidades de aplicações em várias verticais, entre elas: indústria automobilística, logística, varejo, óleo e gás, saúde, agronegócio e cidades inteligentes. Por meio da instalação no beacon de um conjunto de sensores, é possível detectar e mensurar luminosidade, temperatura, pressão, acelerômetro, entre outros parâmetros.

De acordo com o gerente de Desenvolvimento de Negócios do Inatel Competence Center, Sandro Duarte Azevedo, o Beacon BLE 5.1 é apenas o primeiro projeto desta parceria. "A Taggen é uma startup com forte desejo de inovação e encontrou no Inatel um parceiro tecnológico para ajudá-la no desenvolvimento de soluções para os diversos segmentos em que pretende atuar com o seu portfólio de dispositivos diferenciados", afirma.

Beacons para o 5G

Sobre os resultados esperados desse primeiro desafio da parceria, o CEO da Taggen, Werter Padilha, destaca que o novo combo tecnológico já estará preparado para o 5G. "Essa nova geração tecnológica dos beacons foi criada com uma série de características extremamente inovadoras, visando atender as mais recentes demandas de rastreabilidade como, por exemplo, a avaliação do distanciamento entre pessoas e objetos, detecção de "man down" e sensoriamento de ambientes", explica.

A Taggen é uma referência no segmento de beacons, um pequeno dispositivo, que emite um sinal intermitente e pode ser detectado com exatidão por um smartphone com tecnologia BLE (Bluetooth). "A nova geração aumentará os segmentos atendidos, como hospitais e agronegócio, proporcionando precisão altamente confiável para o rastreamento, com baixo consumo de energia e custo reduzido para aquisição", informa o gerente comercial da Taggen, Sergio Passaretti.

Geolocalização mais precisa e confiável

O especialista em Soluções do Inatel Competence Center, Lucas Jun Sakai, que integra o time de pesquisa e desenvolvimento, ressalta que o projeto reafirma o compromisso da instituição em atender as necessidades da sociedade. "Uma das demandas atuais para geolocalização confiável é o gerenciamento do distanciamento social, dentro de empresas e outros locais, para o combate ao Covid-19. E uma das premissas deste projeto com a Taggen é apresentar um produto competitivo para que a utilização seja ampla e acessível", destaca o engenheiro.

Para o coordenador de Projetos de Engenharia do Inatel, Francisco Martins Portelinha Junior, a parceria para o desenvolvimento de um produto pioneiro na América Latina "reforça o compromisso do Inatel em propor e desenvolver soluções inovadoras para o mercado nacional e internacional", pontua. Dessa forma, a inovação proposta pelo projeto com a Taggen chega em um momento de alta demanda de setores essenciais como a saúde, o agronegócio e a indústria, com destaque para este último, que já utiliza soluções de localização indoor rumo aos avanços necessários para a Indústria 4.0.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.