Pesquisa online realizada recentemente pela Pink Elephant e a BMC Software sobre ITIL com executivos de empresas que utilizam o sistema de gestão SAP revela 71 % delas estão implantando a biblioteca das melhores práticas de gestão de serviços e infra-estrutura de TI. Entre os principais benefícios apontados por essas empresas para adoção do padrão estão a eficiência e a padronização de processos.
De acordo com o levantamento, a maior parte dos entrevistados está gerenciando suas implementações de SAP como parte de uma iniciativa ITIL mais ampla, sendo que os processos implantados em primeiro lugar são gerenciamento de incidentes, seguido por service desk e gerenciamento de mudanças.
O estudo também constatou que o maior obstáculo à implantação de ITIL é cultural (aprender a trabalhar em todos os departamentos e acabar com a resistência a mudanças). Quando perguntados sobre o que fariam de diferente futuramente para mitigar os desafios, os entrevistados responderam: mais planejamento para o futuro; envolvimento maior e mais cedo com o processo; estender a socialização dos problemas para as equipes fora de suas regiões; e aumentar a carga de treinamento.
A pesquisa foi realizada em fevereiro com cerca de 700 executivos, diretores, gerentes e consultores da área de TI em todo o mundo. A maior parte dos resultados vieram de respostas de 240 pessoas que atenderam a critérios específicos: usar SAP em ambientes de ERP, ser responsável pelas estratégias ITIL e ocupar cargo de diretoria de TI.
?A principal mensagem obtida com essa pesquisa foi que as melhores práticas do ITIL são bem indicadas para o mercado de ERP?, disse Troy DuMoulin, diretor de estratégia de produtos e co-autor do white paper da Pink Elephant. ?Os clientes de ERP normalmente são grandes empresas com ambientes de TI bastante complexos e processos de TI com diferentes níveis de maturidade. Mas eles entendem os benefícios dos processos padronizados e das aplicações integradas e, por isso, reconhecem os benefícios da implantação de ITIL.?
Já o diretor mundial de melhores práticas na BMC, Ken Turbitt, observa que o gerenciamento eficiente dos processos corporativos continua a exercer papel fundamental no aumento da receita e sucesso dos negócios. ?O uso de melhores práticas de ITIL combinado com uma estratégia de Business Service Management permite que os clientes suportem esses processos automatizados em toda a empresa e gerenciem as operações de TI a partir de uma ótica corporativa, com integração real.?