A fabricante chinesa de PCs Lenovo continua sentindo a retração na venda de PCs. A prova disso está estampada no balanço do primeiro trimestre do seu ano fiscal 2009/2010, encerrado em 30 de junho, cuja receita contabilizou US$ 3,45 bilhões, uma queda de 17,9% na comparação com os primeiros três meses do exercício fiscal anterior, quando obteve US$ 4,21 bilhões. Apesar disso, em relação ao quarto trimestre do ano fiscal 2008/2009, a receita registrou alta de 25%.
O desempenho por região geográfica mostra que a China respondeu por 48% da receita total de US$ 1,7 bilhão no primeiro trimestre fiscal, o que representa um aumento de 15% na comparação anual. Entretanto, esta foi a única região onde as vendas aumentaram.
Nos chamados mercados emergentes, por exemplo, a receita da companhia ficou em US$ 474 milhões no primeiro trimestre fiscal, uma queda de 6% frente ao mesmo período de 2008. Já nos mercados desenvolvidos, as vendas da fabriante de PCs totalizaram US$ 1,3 bilhão, recuo de 17%.
A queda nas vendas também se refletiu no resultado líquido da companhia no, que registrou prejuízo de US$ 16 milhões, contra um lucro de US$ 110 milhões contabilizado no mesmo período do ano fiscal passado.
- Retração nas vendas