Vendas mundiais de chip para PCs saltam 8% no 2º trimestre

0

Os sinais de melhora na demanda por PCs no segundo trimestre já começam a repercutir favoravelmente na indústria de chip. As vendas de processadores no período cresceram 10,1% em número de unidades e 7,9% em receita na comparação com os primeiros três meses deste ano, segundo dados da IDC.
A Intel foi responsável por 78,9% do total de processadores vendidos, um ganho de 1,6% de participação de mercado, enquanto que a AMD perdeu 1,6%, ficando com 20,6% de market share.
O resultado é considerado bastante positivo, já que na comparação entre o primeiro trimestre com os últimos três meses de 2008, a indústria de processadores havia registrado queda de 10,9% em unidades vendidas e de 11% em receita.
Entre abril e junho deste ano, as vendas de processadores da Intel registraram crescimento de 12,5% em unidades em relação ao primeiro trimestre. Embora bem mais modestas, as vendas da AMD também subiram, 1,8%. O destaque ficou por conta do aumento de 34% nas vendas do chip Atom da Intel, que é utilizado em netbooks. A IDC estima que o Atom representou 25% das vendas totais de processadores para dispositivos móveis e 8,1% da receita da companhia nessa faixa de mercado.
Apesar do bom resultado frente ao primeiro trimestre, os números entre abril e junho registraram queda de 7% em unidades vendidas e de 15,3% em receita na comparação com o segundo trimestre de 2008.
Diante disso, a IDC prefere a cautela ao fazer projeções para os próximos meses e observa que o crescimento das vendas de chips no período ainda não significa a retomada pelna da demanda por processadores de PCs.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.