Os sinais de melhora na demanda por PCs no segundo trimestre já começam a repercutir favoravelmente na indústria de chip. As vendas de processadores no período cresceram 10,1% em número de unidades e 7,9% em receita na comparação com os primeiros três meses deste ano, segundo dados da IDC.
A Intel foi responsável por 78,9% do total de processadores vendidos, um ganho de 1,6% de participação de mercado, enquanto que a AMD perdeu 1,6%, ficando com 20,6% de market share.
O resultado é considerado bastante positivo, já que na comparação entre o primeiro trimestre com os últimos três meses de 2008, a indústria de processadores havia registrado queda de 10,9% em unidades vendidas e de 11% em receita.
Entre abril e junho deste ano, as vendas de processadores da Intel registraram crescimento de 12,5% em unidades em relação ao primeiro trimestre. Embora bem mais modestas, as vendas da AMD também subiram, 1,8%. O destaque ficou por conta do aumento de 34% nas vendas do chip Atom da Intel, que é utilizado em netbooks. A IDC estima que o Atom representou 25% das vendas totais de processadores para dispositivos móveis e 8,1% da receita da companhia nessa faixa de mercado.
Apesar do bom resultado frente ao primeiro trimestre, os números entre abril e junho registraram queda de 7% em unidades vendidas e de 15,3% em receita na comparação com o segundo trimestre de 2008.
Diante disso, a IDC prefere a cautela ao fazer projeções para os próximos meses e observa que o crescimento das vendas de chips no período ainda não significa a retomada pelna da demanda por processadores de PCs.
- Sinais de recuperação