O Facebook acaba de anunciar atualização no algoritmo de classificação do seu feed de notícias para que as mensagens sejam mostradas com mais destaque e por mais tempo conforme a sua popularidade.
Em nota na página Facebook for Business, a rede social informa que a mudança faz com que mensagens que não ficam visíveis para o usuário — quando ele não "rola para baixo" o suficiente — podem reaparecer no topo da lista, se as mesmas receberem muitos "likes" (curtir) e comentários.
"Em um teste recente com um pequeno número de usuários, esta mudança resultou em um aumento de 5% no número de "likes", comentários e compartilhamentos nas histórias orgânicas que as pessoas viram a partir de amigos, e aumento de 8% em "likes", comentários e compartilhamentos nas histórias orgânicas que viam a partir do Pages", diz a nota.
Para os especialistas do Facebook, esses dados sugerem que a atualização é eficaz em mostrar às pessoas as histórias que elas querem ver, ainda que não as tenham visto na primeira vez.
Já para o time de marketing das empresas, a mudança pode implicar empenho extra para tornar as mensagens mais interessantes, sob risco de vê-las sempre "empurradas para baixo" no feed de notícias, para dar lugar a posts mais atraentes. O mesmo empenho vale para usuários comuns do Facebook.