Publicidade
Início Notícias Profissional Colégio Universo usa aplicativo voltado ao ensino de idiomas

Colégio Universo usa aplicativo voltado ao ensino de idiomas

0
Publicidade

O Colégio Universo, localizado na Praia Grande (SP), adotou a plataforma de ensino Questions to Learn (Q2L), em maio deste ano, como forma de estimular os alunos a aprenderem jogando o inglês e o espanhol continuamente.

Ela utiliza conceitos de gamification para apresentar seu conteúdo, e também pode ajudar os professores no planejamento das aulas com a análise da TDA. Trata-se de ferramenta que fornece relatórios completos do aprendizado do aluno com a plataforma Q2L, como erros, acertos e pontos fortes e fracos de cada turma. Dessa forma, a escola tem acesso a dados individuais e em grupo referentes ao desenvolvimento dos alunos. Com isso, é possível saber quais são os conteúdos que dever ser abordados novamente.

No Colégio Universo, cerca de 200 alunos, que estão no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 2º do Ensino do Médio, estão utilizando a ferramenta para complementar as aulas de inglês e espanhol. “No início, fiquei meio receosa com o uso da ferramenta, pois achei que os alunos fossem levar um pouco na brincadeira. Mas eles responderam muito bem, foram além do que eu imaginei. Com o uso da Q2L passaram a perguntar bastante e exploraram mais a gramática e o vocabulário. Tem sido muito bacana”, afirma a professora de inglês, Márcia de O. Fogli.

Por usar gamification, a Q2L também estimula a competitividade saudável entre as turmas, que vão acumulando pontos de acordo com seus resultados. Em agosto está prevista a premiação que nomeará os alunos do Colégio Universo que obtiveram melhores resultados na plataforma. Estes levarão tablets para casa. A Q2L pode ser acessada no desktop ou em smartphones e tablets a partir do download gratuito do aplicativo. São quatro níveis de aprendizado em inglês: Básico, Vocabulário I, Vocabulário Business e Copa. Em espanhol tem: Básico, Intermediário, Vocabulário I e Copa. Este último é dedicado a palavras e expressões que são úteis no período dos grandes eventos esportivos no Brasil.

Segundo a professora de espanhol, Sylvia Ferrer, a plataforma Q2L pode ser um bom recurso para complementar o ensino “sou professora há mais de 30 anos e é a primeira vez que vejo esse tipo de aplicativo. Acredito que o seu uso tende a enriquecer o aprendizado do aluno, já que permite que ele se lembre dos conteúdos visto em sala de aula e até mesmo tenha contato com coisas que ainda não viu”.

Embora a ferramenta colabore para o estímulo dos alunos em buscar conhecimento, ela é uma aliada que requer trabalho conjunto com o corpo docente da Instituição de ensino. Por isso, os professores são essenciais para que o seu uso obtenha bons resultado. A professora Márcia acredita que ferramentas como essa são aliadas ao ensino. “A tecnologia veio para ajudar, para complementar a Educação. Se a gente juntar ferramentas como essa nas nossas aulas, tudo fica muito mais rápido, muito mais dinâmico”.

A adoção da Q2L não se restringe a escolas. Ela também pode ser usada por pessoas físicas e até mesmo em treinamentos corporativos. Algumas organizações têm adotado o Q2L no formato quizz, para ser utilizado em ações de marketing.

O Q2L está disponível para download gratuito. É possível baixar a versão para iOS na Apple Store (http://goo.gl/TVCIZH) e Google Play (http://goo.gl/J4A13d). Para acessar a versão desktop, acesse www.q2l.com.br. As novidades da plataforma também podem ser acompanhadas pelo Facebook. Basta curtir a página http://facebook.com/questionstolearn.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile