Management 3.0: conheça esse conceito e revolucione a gestão da sua empresa

0

Um conceito relativamente recente, que tem como proposta principal revolucionar a forma com que gestores e líderes atuam dentro das empresas, vem ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo. Trata-se do Management 3.0 – termo criado pelo Holandês Jurgen Appelo no livro Management 3.0 – Agile Developers, Developing Agile Leaders.

Baseado nos métodos ágeis de gestão, aqueles que aceleram e aprimoram o desenvolvimento de softwares, ao mudar a forma com que os times se organizam e realizam seu trabalho, o conceito, inicialmente muito utilizado pela indústria de TI, tem despertado a atenção de outros segmentos. Isso porque ele auxilia empresas a repensarem sua estrutura e seus processos para se tornarem mais produtivas, ao transmitir técnicas e ideias que podem ser usadas para ajudar um gestor a energizar as pessoas, empoderar times, alinhar restrições organizacionais, desenvolver competências, crescer a estrutura empresarial, etc..

Na prática, uma das principais mudanças geradas pelo Management 3.0, é exatamente a forma de atuação do gestor ou líder. Vou explicar melhor usando a metáfora de que o gestor deve atuar como um jardineiro (you are a gardener). Se olhar bem, um jardineiro não consegue fazer a semente crescer no momento exato ou na forma exata que determinou. Sabendo disso, o jardineiro atua no ambiente (adubando, regando, protegendo etc) e não diretamente na semente/planta. A ideia do gestor como um jardineiro nasce do reconhecimento de que, por se tratar de um sistema vivo, não e? possível determinar em detalhes e com exatidão como que as pessoas devem ser comportar dentro de um time.

Assim, um bom jardineiro (o gestor) não gerencia as pessoas, mas sim, o sistema (ambiente) necessário para que as mesmas atuem. Isso implica que o gestor deve trabalhar no sistema para que o mesmo estimule e forneça as condições necessárias para o time maximizar suas forças favoráveis e minimizar (ou eliminar) suas forças contrárias. Por atuar como um jardineiro, o líder/gestor precisa agora de novas ferramentas para nutrir o ambiente.

Antes, o gestor construía regras detalhadas sobre como o time deveria trabalhar para garantir determinado comportamento das pessoas. Como 3.0, o gestor precisa de ferramentas que inspirem o time a trabalhar dentro de algumas restrições, para que seja possível chegar em determinado resultado/direção. Dessa forma, os participantes (colaboradores) dos times, terão um espaço muito maior para participar ativamente da moldagem do que seria uma ambiente ideal de trabalho.

A qualidade de vida do colaborador também é impactada pelo Management 3.0, pois envolve uma série de iniciativas relacionadas à motivação. Muitas organizações ainda acreditam que todos se motivam da mesma forma. É comum, por exemplo, acreditar que um programa de benefícios ou de bônus são formas efetivas e duráveis para deixar os funcionários felizes. É preciso entender que, no fundo, não é possível "motivar" alguém. Cada pessoa tem suas próprias motivações, assim, é muito difícil prever que ao fazer determinada ação, os colaboradores fiquem "mais motivados" a trabalhar.

Cabe aos gestores reconhecerem essa complexidade e buscar uma forma de conectar o ambiente da empresa com a forma com qual o trabalhador se sente motivado. Na Gestão 3.0, a pessoa tem a oportunidade de experimentar um ambiente pautado em transparência e colaboração, e propício para assumir a responsabilidade sobre suas decisões, bem como, desenvolver um perfil multidisciplinar de atuação. Como resultado cria-se uma atmosfera onde o colaborador consiga atuar de forma plena e se conectar ao que realmente o satisfaça.

Vale ressaltar que o Management 3.0 não é uma metodologia ou um framework de soluções prontas para resolver problemas das organizações, muito menos algo que simplesmente se implanta numa empresa da noite para o dia. Mas sim, um modelo mental, uma forma de pensar a gestão que pode ser colocada em prática diariamente por gestores ou líderes.

Adote o Management 3.0 e revolucione a forma de gestão da sua empresa, com processos otimizados e funcionários muito mais motivados e produtivos!

Manoel Pimentel, Agile Coach/Trainer na Adaptworks.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.