Para vencer os desafios logísticos do e-commerce, por que não pedalar?

0

Garantir entregas eficientes, com segurança e dentro do prazo, melhorando cada vez mais o nível de atendimento ao cliente, conseguir extrair o máximo de uma sincronização da cadeia de abastecimento e manter custos operacionais saudáveis são desafios complexos quando se opera em áreas densamente povoadas com trânsito intenso ou, muitas vezes, restritas a determinados tipos de veículos, além dos altos índices de roubo de carga. Essa junção de fatores cria um cenário que deve ser pensado e repensado constantemente, sobretudo quando tratamos do comércio eletrônico, que precisa ser ágil em suas entregas.

Somado a este cenário, tivemos a restrição de circulação das pessoas para combater o avanço do Coronavírus, que proporcionou uma forte expansão da base de consumidores do e-commerce. Essa mudança de comportamento impulsionou e irá pressionar as operações no pós-crise com o aumento de demanda por produtos considerados itens básicos, como os alimentos e as bebidas. Juntos, esses setores eram responsáveis por menos de 4% do total de pedidos realizados em abril de 2019 e, ao compararmos o mesmo período de 2020, tivemos um crescimento no volume de compras de 294%, segundo dados do Compre&Confie.

Realizar as entregas desses produtos exige operações logísticas coordenadas e controladas. Para isso, as companhias precisaram incrementar o seu ecossistema logístico afim de garantir a satisfação do cliente, seja através de suas plataformas digitais, marketplace, redes e modais de distribuição.

É justamente nesta etapa de distribuição que vale uma consideração à parte. Muitos comércios de bairro, como mercados, açougues e lanchonetes já utilizavam a bicicleta como meio para sua distribuição, mas, somente agora, esse modelo começou a ser explorado e sua atividade profissionalizada. É uma modalidade de entrega ágil, dinâmica e de fácil aplicação, que traz conceitos de integração entre segurança e produtividade.

Analisando a entrega eficiente, não pense na bicicleta como a solução, ela é parte integrante e fundamental. Com ela, é possível reduzir a exposição em coletas e entregas, visitando 30 endereços em três horas, mesmo com o trânsito intenso de veículos das regiões metropolitanas. Nesse ponto, é necessário se atentar e considerar os riscos referentes aos valores transportados, perfil de carga e marcos regulatórios, como, por exemplo, o transporte de medicamentos, que exige cuidados específicos com o condicionamento da carga.

Também é necessário manter a rastreabilidade dos produtos durante todo esse ciclo e para isso devemos utilizar integrações sistêmicas de aplicativos mobile e entregadores treinados sobre procedimentos de segurança a serem adotados nas rotas de entrega. Nesta fase, também se passa a assumir controle de quem é este profissional de entrega que conduzirá as remessas.

Com inteligência e estratégia melhoramos a segurança, além de reduzir a exposição e o tempo de entrega com o avanço de estoques flexíveis de acordo com a sazonalidade que todo negócio precisa. Além disso, carga parada é prejudicial, pois cria oportunidade de perdas, reduz a eficiência e afasta a perspectiva de fidelizar mais clientes.

Somado a todos os ganhos mencionados, a entrega com bicicleta também possibilita empregabilidade às pessoas, reduz custos de manutenção da frota, mantém o valor de frete independente do preço do combustível e associa a marca a uma preocupação ambiental com redução da emissão de gases do efeito estufa. E quem enxergava a bike ou magrela apenas como lazer, passa a enxergar como uma solução inovadora.

Luiz Neto, especialista em segurança e Gerente de Segurança Empresarial na ICTS Security.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.