Vendas do varejo cresceram 25,5% no primeiro semestre de 2021, de acordo com o Mastercard SpendingPulse

0

O setor varejista brasileiro fechou o primeiro semestre de 2021 com crescimento de vendas. De acordo com o Mastercard SpendingPulse, que mede as transações nas lojas física e online em todas as formas de pagamento, as vendas do varejo no Brasil* aumentaram 25,5% no comparativo ano-a-ano.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, os setores de Roupas (+59%), Artigos Pessoais (+40%) e Móveis e Eletrônicos (+36%) tiveram os crescimentos mais significativos do período.

Vendas no comércio eletrônico

O cenário excepcional do varejo em 2020 também pode ser percebido pela comparação ano-a-ano com as vendas do comércio eletrônico brasileiro. No primeiro semestre de 2021, as vendas do e-commerce tiveram uma queda de 12,3% quando comparado aos significativos e constantes crescimentos que vinham apresentando até então, por conta da digitalização causada pela pandemia.

De acordo com Estanislau Bassols, Gerente Geral da Mastercard Brasil, esta expansão é marcada pela nova flexibilidade em relação à reabertura do comércio físico: "Após a intensa transformação digital que tivemos no ano de 2020, durante o qual todo o setor precisou migrar para o ambiente online, no primeiro semestre de 2021 começamos a observar o retorno do comércio físico e a volta do consumidor ao varejo tradicional".

Comparativo do ano com o biênio anterior (2021-2019)

Para uma melhor compreensão do que estes números do primeiro semestre significam para o país, a comparação do ano com os 2 anos anteriores (2021-2019) revela índices interessantes para análise: as vendas totais do varejo cresceram 16,7% no comparativo do ano com os 24 meses anteriores. As vendas do comércio eletrônico também aumentaram 28,4% quando comparadas ao mesmo semestre de 2019.

*As vendas no comércio eletrônico são vendas de bens e serviços nas quais os compradores fazem um pedido ou o preço e os termos da venda são negociados pela Internet, em um dispositivo móvel (M-commerce), Extranet, rede EDI (Electronic Data Interchange), correio eletrônico ou outro sistema online comparável. O pagamento pode ou não ser feito online.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.