Governo brasileiro solicitou dados de 385 usuários do Yahoo no primeiro semestre

1

O Yahoo, uma das empresas de internet acusadas de colaborar estreitamente com o programa de espionagem dos Estados Unidos, divulgou nesta sexta-feira, 6, por meio de seu blog oficial, seu primeiro relatório de transparência, que traz dados sobre pedidos feitos por governos ou agências oficiais entre janeiro e junho deste ano.

De acordo com o documento, o governo dos Estados Unidos fez 12,4 mil pedidos de informações de mais de 40 mil contas no primeiro semestre. Deste total, 37% foram atendidos com base na lei, segundo a empresa. Na sequência aparece a Alemanha, com aproximadamente 4,3 mil solicitações de 5,3 mil usuários; Itália, com 2,6 mil requisições de cerca de 3 mil usuários; e Taiwan, com 1,9 mil demandas de 2,6 mil usuários. O governo brasileiro aparece em 11º lugar, com 308 solicitações de informações de 385 contas específicas de usuários, sendo que 18% foram atendidas.

A companhia ainda ressaltou no post que esses pedidos representam menos de um centésimo de um por cento (0,01%) de sua base de usuários em todo o mundo e que vai atualizar seu relatório de transparência a cada seis meses.

"Nosso departamento jurídico exige que as solicitações de dados do governo sejam feitas por meios legais e para fins legais", afirmou Ron Bell, conselheiro geral do Yahoo. "Somos contra solicitações indevidas de dados dos usuários, incluindo a luta contra as solicitações que não são claras, impróprias ou ilegais", completou.

1 COMENTÁRIO

  1. Os governos viram nas novas tecnologias sua mais nova ferramenta de espionagem, o problema não esta na quebra do sigilo quando a solicitação seja judicial, e, sim, quando, agências, governos, e, pessoas em nome do estado tenta por meio da quebra de sigilo, dar um cala boca no cidaão.

    Daniel Dantas
    Jornalista e Radialísta Profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.