Livros digitais respondem por menos de 1% do faturamento das editoras brasileiras

0

O mercado de livros digitais (e-books) no Brasil cresceu mais de 350% de 2011 para 2012. Mesmo assim, eles não representam nem 1% do faturamento das editoras nacionais, de acordo com pesquisa feita pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).

A diretora da entidade, Susanna Florissi, garante que o e-book já é realidade, mas tanto o mercado editorial como os consumidores ainda precisam se adaptar à nova plataforma de leitura. "Tem vários formatos, uns são mais simples, como o próprio PDF, que muitos profissionais não consideram como livro digital, mas eu considero, temos o ePub, e existem também livros digitais muito mais elaborados, que são mais caros de serem produzidos, como os livros interativos, que tem som, movimento, vídeo no livro."

Susanna ressalta que, no Brasil, o setor ainda está no início do desenvolvimento, mas o mundo inteiro está se acostumando a esse modelo de negócios. "Todos estão tentando ver que custo vai ter o livro digital de fato, a que preço deve ser vendido, estamos todos nessa busca."

De acordo com a pesquisa da CBL, 68% das editoras brasileiras comercializam livros digitais, sendo que 59% ainda estão inseguras quanto ao formato a ser utilizado. Do total que respondeu ao questionário, 58,7% usam plataformas dos canais de venda e 52,4%, distribuidoras digitais. A maioria, 70%, vende o arquivo com DRM, um tipo de bloqueio que não permite que sejam feitas cópias.

Quanto ao faturamento, 54% das editoras disseram que a venda de livro digital não chega a 1% do total e 10,53% responderam que está acima de 50%. Para Suzanna, é uma questão de tempo e investimento para o mundo da leitura se fundir com o virtual. "Não que o livro impresso vá desaparecer, mas o livro digital é um complemento, principalmente o livro didático", diz.

Suzanna observa que grandes corporações como Apple Store e Google Play são os principais meios de venda do livro digital. O Google Play tem 5 milhões de livros disponíveis para venda e download gratuito, das principais editoras brasileiras. Na Apple Store, estão disponíveis para o leitor mais de 1,5 milhão de livros digitais. Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.