Publicidade
Início Notícias Negócios BNDES abre consulta pública em busca de componentes blockchain

BNDES abre consulta pública em busca de componentes blockchain

0
Publicidade

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou nesta quinta-feira, 6, consulta pública para buscar componentes que utilizem a tecnologia blockchain e possam compor a solução BNDESToken.

O objetivo é identificar soluções para gestão de contas, acompanhamento de transações e associação de contas a CNPJs ou CPFs compatíveis com uma blockchain que utilize smart contracts integráveis ao BNDESToken. Os interessados deverão encaminhar suas propostas para o Banco até o dia 7 de novembro.

O BNDESToken é uma solução desenhada para rastrear a aplicação de recursos públicos em operações de crédito com entes públicos e operações não-reembolsáveis, fornecendo à sociedade de maneira transparente a informação de como esses recursos estão promovendo o desenvolvimento do País..

Cada unidade do BNDESToken equivale a R$ 1. Na prática, portanto, o BNDESToken funciona como uma representação digital do real liberado pelo BNDES em alguns tipos de operações, análogo a um título demonstrativo de um crédito para futuro recebimento do recurso.

O protótipo da solução foi implementado usando smart contracts da rede Ethereum. A parte central da solução consiste num contrato ERC-20 que representa o BNDESToken. O contrato contém os saldos de todas as entidades que possuem BNDESTokens e disponibiliza métodos como transferência de recursos, emissão e destruição do token além de visualização de saldo.

Para utilizar o protótipo do BNDESToken, os clientes e fornecedores precisam criar contas na rede Ethereum e associar essas contas ao seu CNPJ utilizando um certificado digital padrão ICP-Brasil. Após a realização dessa associação o BNDES pode liberar recursos para a conta do cliente. O cliente pode usar a solução para pagar fornecedores que estejam prestando serviços para o projeto financiado pelo BNDES. Após o recebimento dos BNDESTokens, os fornecedores devem solicitar seu resgaste ao BNDES, única opção para convertê-los em reais.

Em prova de conceito já realizada, o BNDES demonstrou a viabilidade do BNDESToken. Agora, o Banco busca avançar na implementação de novos componentes, visando à criação de uma solução robusta que atenda aos requisitos funcionais e considere questões importantes como usabilidade e segurança.

Com isso, são esperados ganhos na aplicação de melhores soluções de mercado para cada um dos desafios encontrados e no estímulo ao mercado de soluções relacionadas à tecnologia blockchain no Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile