Publicidade
Início Segurança News (Segurança) Em resposta ao Idec, Dataprev reafirma segurança de dados e ressalta benefícios...

Em resposta ao Idec, Dataprev reafirma segurança de dados e ressalta benefícios da biometria

0
Publicidade

Em ofício encaminhado nesta sexta-feira,6, ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a Dataprev destacou a infraestrutura de tecnologia que possui para garantir os níveis necessários de segurança às informações de cidadãos brasileiros sob sua guarda. A empresa defendeu ainda a continuidade do processo licitatório para a contratação de solução de multibiometria, que pretende facilitar o cumprimento da exigência anual de prova de vida do INSS.

Em resposta à carta de notificação do Idec — em que o instituto requeria suspensão da licitação para aquisição de tecnologia de reconhecimento facial em virtude de supostos vazamentos de dados — a Dataprev informou que conta com um robusto sistema de segurança e proteção de informações, operando com processos, pessoas e tecnologia em um perímetro de segurança tecnológica formado por diversas camadas de proteção de dados.

Além disso, a empresa ressaltou que todos os modelos de disponibilidade das soluções tecnológicas são aderentes aos atos normativos emanados pelo Ministério da Economia e pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, assim como demais normas existentes para disciplinar a guarda, o processamento e o trânsito de informações de Governo. Cita, ainda, que trabalha, desde já, para atender aos termos impostos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que deverá entrar em vigor a partir de agosto de 2020.

O ofício fala do Programa de Segurança Cibernética como o exemplo mais recente da atuação estratégica da Dataprev no sentido de mitigar os riscos relacionados a vazamento de informações. O programa é composto por projetos acompanhados mensalmente pelo Conselho de Administração e pelo Comitê de Auditoria Estatutário da empresa. O texto ressalta também que os data centers da empresa foram implementados observando os mais altos padrões tecnológicos disponíveis, que fornecem à Dataprev e a seus clientes garantias de segurança física e lógica, possuindo, ainda, o selo de qualidade TIER 3 do Uptime Institute Professional Services.

“Assim, pelo que se pode perceber, não é razoável atribuir o vazamento de dados de beneficiários do INSS a possíveis falhas de soluções tecnológicas da Dataprev, pois – como se demonstrou –, a empresa garante os níveis necessários de segurança às informações gerenciadas. Se há eventuais vazamentos de dados e fraudes, trata-se de casos pontuais e específicos de desvio de conduta ética, que são alvo de enfrentamento pelas autoridades competentes, dentre elas o Ministério Público e a Polícia Federal”, diz o documento.

Prova de vida – A empresa informou ainda ao Idec que não vislumbra impedimentos à continuidade da preparação da licitação para contratação de solução de tecnologia de multibiometria. O processo está em fase de consulta pública e conta com rigorosas obrigações de sigilo e inviolabilidade, em que as empresas participantes não têm qualquer acesso aos dados dos cidadãos.

A contratação da solução tem como objetivo possibilitar o uso de biometria digital e facial para a realização da prova de vida pelos 35 milhões de beneficiários do INSS. Atualmente, a comprovação é obrigatória e feita anualmente. Com a tecnologia, os idosos poderão cumprir a exigência sem precisar se deslocar até uma agência bancária, beneficiando principalmente aqueles com dificuldades de locomoção. A tecnologia pretende, também, ser mais um importante instrumento de combate à fraude.

O ofício encaminhado ao Idec pode ser acessado pelo Portal Dataprev: http://portal.dataprev.gov.br/em-resposta-ao-idec-dataprev-reafirma-seguranca-de-dados-e-beneficios-da-biometria

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile