A ZAMP, master franqueada das marcas Burger King e Popeyes no Brasil, uniu-se à Raízen, empresa integrada de energia e bioenergia, para o desenvolvimento de uma matriz de Geração Distribuída Compartilhada para restaurantes da marca. O acordo com a Raízen prevê o fornecimento de energia elétrica de fonte renovável para 44 lojas Burger King e Popeyes, como mais um passo importante nos objetivos de sustentabilidade da companhia.
O volume contratado, de 4,3 GWh/ano, evitará a emissão de 244 toneladas de gás carbônico (CO²) na atmosfera, o equivalente ao plantio de 1.745 árvores. "Todas as nossas iniciativas de Geração Distribuída estão sendo pensadas com uma visão a longo prazo diretamente ligada com um de nossos compromissos de sustentabilidade. Com os projetos, pretendemos reduzir toneladas de CO² que seriam liberadas na atmosfera, dando nossa contribuição para a mitigação das mudanças climáticas, bem como por ar mais puro e respirável", ressalta Fabio Alves, vice-presidente de Desenvolvimento da ZAMP®, master franqueada das marcas Burger King e Popeyes no País. "Com esses investimentos, vamos continuar inovando e minimizando nosso impacto ambiental no Brasil, bem como buscando sustentabilidade nos negócios, com impactos positivos para todas as pontas envolvidas na nossa cadeia", completa o executivo.
A energia renovável comercializada para os restaurantes será proveniente de usinas solares e de biogás da Raízen nos estados Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Ceará, Paraná, Espírito Santo, Santa Catarina, Bahia, Pará, Sergipe, Maranhão e Mato Grosso do Sul, sendo distribuída por 15 concessionárias diferentes.
"Estamos muito felizes em anunciar esta parceria com a ZAMP. A partir deste acordo, vamos auxiliar a marca a reduzir o preço da sua conta de energia e contribuir para que ela alcance suas metas de sustentabilidade", comenta Rafael Rebello, diretor de Soluções de Energia e Renováveis da Raízen.
Segundo o executivo, a Raízen possui uma oferta diferenciada para o varejo, presente em 19 estados e com espaço para entrada de imediato na geração distribuída e plantas em construção que serão conectadas até 2023. De acordo com ele, a empresa é one-stop-shop em soluções de energia renovável e está comprometida em liderar a transição energética no Brasil. Toda a produção da companhia possui certificação pelo I-REC Standard, sistema global de rastreamento de atributos ambientais de energia que atende aos mais altos padrões de sustentabilidade energética.
Compromissos em sustentabilidade
A master franqueada das marcas Burger King e Popeyes no Brasil vem investindo em Geração Distribuída como um de seus compromissos socioambientais, de reduzir em 30% as emissões de gases do efeito estufa até 2030, contribuindo também para o fortalecimento do uso de energia de fontes limpas e renováveis no Brasil. Atualmente, a companhia possui cinco fazendas de Geração Distribuída capazes de abastecer uma cidade de 14 mil habitantes com energia limpa, cobrindo 57% das lojas próprias em Baixa Tensão Distribuída, com meta de chegar a 80% até o final de 2023.
Essas cinco usinas possuem capacidade anual de 9.383 MWh, carga equivalente ao consumo de 68 lojas próprias do Burger King e Popeyes, gerando uma redução de 1.186 toneladas de CO2/ano e uma economia estimada em R$ 1.471.765,00/ano.