Os investimentos em tecnologia são cada vez maiores por parte do setor corporativo. O estudo “International Business Report (IBR)”, produzido pela Grant Thornton e divulgado no início deste ano revela o desejo das empresas de médio porte brasileiras em apostar na tecnologia para alavancar os negócios. Em paralelo a isso, é possível observarmos uma convergência de inovações que transformam indústrias fundamentais e moldam a maneira como vivemos, interagimos e fazemos negócios. E adaptar-se às mudanças será essencial para aquelas organizações que buscam se manter competitivas em um cenário dinâmico. E a Inteligência Artificial está aí para liderar esse caminho.
As tendências de IA no mercado corporativo
A primeira delas é a Inteligência Artificial Generativa Democratizada, que se torna cada vez mais acessível a públicos amplos. É possível dizer que, em breve, a tecnologia irá compreender ecossistemas inteiros com agentes de IA que trabalharão uns com os outros, em atuação como pessoas e até mesmo organizações. É uma nova “corrida do ouro” digital.
Outra tendência que observamos é sobre gerenciamento de riscos e segurança da IA. Com o crescimento da Inteligência Artificial, é fundamental fortalecer os sistemas. Hoje, já é possível oferecer um portfólio completo que inclui a preservação de informações sensíveis ou protegidas por lei desde a categorização e “etiquetamento” dos dados a até mesmo uma gestão completa de identidade de usuário. A tecnologia caminha em passos conjuntos para garantir evolução sem abrir mão da proteção.
Integração da IA no desenvolvimento de software
Ainda relacionado à Inteligência Artificial, o processo de desenvolvimento de software também recebe integração, o que melhora a eficiência e a qualidade das ferramentas e ajuda desenvolvedores a criarem soluções com ainda mais agilidade. Também é observado que as empresas estão investindo mais em aplicativos inteligentes e que utilizam análise avançada, IA e automação na melhoria da experiência de usuário e eficiência operacional.
Automação e análise preditiva
A automação de processos permite aos funcionários uma concentração mais dedicada em estratégia e criatividade. Já a análise preditiva mostra como essa tecnologia pode ser usada para prever tendências de mercado, comportamentos de clientes e necessidades futuras. As empresas também ganham com a integração com outras tecnologias, como a Internet das Coisas (IoT) ou blockchain, o que permite criar soluções mais inovadoras e eficientes.
Capacitação e ética no uso da IA
Indispensável usá-la, porém, sempre de maneira ética e transparente, garantindo a privacidade dos dados. Às corporações, é interessante capacitar os funcionários para o uso dessas ferramentas, com treinamentos e recursos para que o uso seja pleno, seguro e otimizado.
Relatórios e pesquisas sobre IA
Por fim, o relatório “Tracking the Trends 2024”, divulgado pela Deloitte há poucos meses, mostra que a adoção da Inteligência Artificial Generativa é apontada como uma possibilidade para melhorar a rentabilidade, reduzir custos, aumentar a segurança energética e gerar eficiências operacionais nas empresas. Já a pesquisa anual “Principais Tendências Tecnológicas Estratégicas da Gartner para 2024” destaca as iniciativas que ajudam a priorizar investimentos, especialmente na era da Inteligência Artificial (IA).
Concluo que esse é um caminho de via única e sem volta: as organizações mais atentas certamente sobressairão diante as demais em um mercado extremamente competitivo e aberto. Cabe ao líder mais antenado saber que é o momento de oferecer soluções de ponta no desenvolvimento de seu negócio. A tecnologia é, sem dúvida, a maior aliada.
Rodrigo Guercio, Vice-presidente de Mercado Corporativo e Grandes Contas da Positivo Tecnologia.