Pesquisa aponta crescimento de redes baseadas em software

0
4

A Riverbed Technology divulgou os resultados de uma pesquisa realizada durante o VMworld 2015, com 260 executivos de decisão, de empresas com, em média, 2.300 funcionários. Eles responderam sobre seus planos atuais e futuros para adotar inovações de rede empresarial, incluindo Software-Defined Networking (SDN) e Software-Defined Wide-Area Networking (SD-WAN). A pesquisa revelou que a adoção de SDN no data center está ganhando forte interesse com o surgimento de SD-WAN como a próxima onda de inovação de rede para escritórios remotos e filiais.

Ao que tudo indica, uma abordagem de rede definida por software (SDN, na sigla em inglês) mostra um interesse crescente entre as organizações. 77% dos entrevistados disseram que suas empresas estão em algum nível de participação com soluções SDN em seus datacenters, incluindo 13% que inclusive já implantaram. A pesquisa constatou que 29% está explorando arquiteturas semelhantes para suas filiais remotas (SD-WAN), incluindo quase 5% que afirmam já ter SD-WAN totalmente implementada hoje.

De acordo com a pesquisa, os três principais fatores para a adoção de SDN, são:

  • Implantar novas aplicações e serviços mais rapidamente: 71% disseram que isso era importante/extremamente importante;
  • Redução de custos: pretensão de 69% dos entrevistados;
  • Redução de erros durante a implantação de aplicações e serviços: 68% buscam mitigar os erros.

Com a ascensão das aplicações SaaS, junto com uma demanda crescente por mais largura de banda, as abordagens tradicionais para WAN não atendem mais às necessidades dos negócios. A área emergente de SD-WAN permite que as aplicações sejam entregues de forma segura e otimizada em redes e nuvens híbridas com custo reduzido, maior velocidade, agilidade e gerenciamento simplificado.

"Enquanto a pesquisa indica que ainda estamos nos primeiros dias de SDN e SD-WAN, esperamos que nos próximos três ou cinco anos muitas empresas implantem uma solução SD-WAN como substituto moderno para soluções de rede tradicionais. A Riverbed vem evoluindo nos últimos anos para atender este mercado emergente, e pretendemos investir ainda mais recursos de Pesquisa e Desenvolvimento para garantir o desempenho superior de aplicações em ambientes híbridos através de uma rede mais otimizada", afirma Paul O'Farrell, vice-presidente sênior e gerente geral das unidades de negócios SteelFusion e SteelHead na Riverbed Technology.

Deixe seu comentário