Quais são as qualidades de um gerente de projetos de sucesso?

1

Certamente para suportar todos os altos e baixos da carreira, ter resiliência é fundamental. Na vida de um gerente de projetos não é comum encontrar um que nunca viveu um revés, os que dizem não ter vivido ou estão no início de carreira ou não estão falando a verdade.

Definida pela psicologia como sendo: "a capacidade de o indivíduo em lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas, choque, estresse etc., sem entrar em surto psicológico", ter muita resiliência é fundamental para quem quer ter sucesso e principalmente se manter vivo na condução dos projetos.

Pesquisando sobre o que diz as melhores práticas encontramos na comunicação e negociação as principais qualidades que um gerente de projetos deve desenvolver, uma análise nos relatórios que apontam os principais responsáveis pelos fracassos em projetos, os problemas com a comunicação são disparados o principal responsável.

Para quem leu até agora conclui com facilidade que ser gerente de projetos com certeza é mais estressante do que qualquer outra profissão e que nenhuma pessoa com um mínimo de juízo deveria segui-la, obviamente que não é bem assim, mas certamente conseguir conduzir um projeto, obter sucesso e ainda manter-se com saúde é um exercício diário.

Os gerentes de projetos de sucesso têm em comum uma enorme capacidade de se reinventar, assimilam as adversidades diárias e conseguem de maneira contundente fazer a comunicação e a negociação com todas as partes interessadas, aconselha-se as pessoas que não possuem o perfil de lidar bem com problemas procurar seguir outra carreira.

Como ninguém é de ferro absorver periodicamente uma grande quantidade de pressão, choque, e estresse, sem possuir uma válvula de escape onde toda a energia acumulada possa ser canalizada é garantia de conseguir em pouco tempo um surto psicótico, enfarte, AVC  ou outra enfermidade que poderá afastar temporariamente ou definitivamente o GP de suas atividades.

As qualidades não são adquiridas ou desenvolvidas imediatamente nos primeiros projetos, por isso é recomendável nunca iniciar a carreira assumindo projetos grandes e complexos, o ideal é um passo por vez, um projeto com baixa complexidade com o apoio e a orientação dos profissionais mais experientes e gradativamente com o tempo assumindo responsabilidades maiores e mais complexas.

Com o aumento da complexidade e diversidade dos projetos adquire-se o aprendizado necessário para se lidar com pessoas, sem dúvida a qualidade mais difícil de se aprender, sabidamente os maiores causadores de estresse e conflitos, afinal é com elas que a comunicação torna-se boa ou ruim, que a negociação empaca e que a percepção de sucesso e fracasso dos projetos acontecem.

Alberto Parada, co-fundador do Descomplicado Carreiras (Sistema de orientação de carreira), Colunista e Palestrante especializado em carreiras, atua há mais de 25 anos como executivo no mercado de tecnologia em empresas como: Sênior, IBM, Capgemini, Fidelity, Banespa, e mais de 12 anos como Professor Universitário no Lassu-USP FAAP e FIAP. Formação em administração de empresas e análise de sistemas, com especialização em gerenciamento de projetos e mestrando em Gestão de Negócios pela FIA, voluntário no HEFC hospital de retaguarda para portadores de Câncer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.