Publicidade
Início Blogueria O papel da TI na migração para a smart grid

O papel da TI na migração para a smart grid

0
Publicidade

Toda a infraestrutura de uma empresa depende da energia elétrica, o que exige um gerenciamento contínuo do seu uso. Em paralelo com a busca por sustentabilidade, a transformação digital também agregou para a criação de novas possibilidades para o gerenciamento desse recurso. Hoje, ações que visam à redução dos danos ambientais têm como objetivo mais do que simplesmente economizar: é preciso fazer uso inteligente e consciente daquilo que temos à disposição. Diante disso, foi desenvolvido um modo de otimizar a produção de energia de forma inteligente utilizando a tecnologia como aliada, a Smart Grid.

O conceito dessa tendência se refere a uma nova arquitetura de distribuição de energia elétrica, que é capaz de automatizar toda a gestão do uso da eletricidade. Para o funcionamento da rede smart, é necessário mudar os medidores analógicos para medidores digitais. Estes são equipamentos mais seguros e, principalmente, inteligentes, que possibilitam a integração de informações entre outros usuários conectados. Assim, ao implementá-lo, a empresa consegue otimizar o uso para reduzir custos e melhorar o desempenho em todos os aspectos — o que exige equilíbrio entre geradores, operadores e distribuidores do sistema.

Uma das maiores vantagens da Smart Grid é a possibilidade de acompanhar o desempenho energético em tempo real. Ao contrário do medidor tradicional, no qual os dados de consumo são coletados uma vez ao mês, o digital permite o acompanhamento constante. Desta forma, irregularidades são identificadas com rapidez e ações preditivas, preventivas e corretivas podem ser adotadas para evitar o desperdício e estabelecer metas para melhorar o consumo energético da empresa. Além disso, é estabelecido um modelo de negócio mais sustentável, pois ele viabiliza a redução de emissão de gás carbônico e outros resíduos poluentes.

Porém, assim como qualquer sistema inteligente de gestão de recursos, a Smart Grid causa um impacto significativo nos custos operacionais. Só em 2014, o Brasil apresentava cerca de 200 projetos de Smart Grid, com investimentos aproximados de R$1,6 bilhão em pesquisa e desenvolvimento (P&D), envolvendo 450 instituições, segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O investimento necessário é grande e concerne ao poder público local e federal implementar políticas para a troca de redes convencionais por redes smart. Outro desafio é o tecnológico, pois as redes inteligentes demandam tecnologia de hardware e de software de ponta, que ainda está em desenvolvimento nos principais centros de pesquisa do mundo, mas que no Brasil ainda é pouco trabalhado.

Quando falamos da implementação de Smart Grid, algumas mudanças devem ser feitas para adequar esse sistema ao novo funcionamento — o que, na prática, quer dizer investir em tecnologias de ponta, como IoT, Inteligência Artificial e computação em nuvem. Para isso, é necessário um plano estruturado, de implementação progressiva, que vai além das administrações vigentes, a médio e longo prazo. Implementar sensores e softwares para lidar com essas informações é o primeiro passo. Os dispositivos instalados na rede permitem a identificação de flutuações ou picos de consumo em determinados pontos. Os dados captados são enviados para o software, que pode gerar relatórios ou agir de acordo com medidas preestabelecidas.

A operação de todo esse sistema é de responsabilidade da TI. Mas, isso não significa só contratar uma equipe inteira para gerenciar a Smart Grid e, sim, adotar uma solução específica que proporcione a convergência entre as diferentes tecnologias utilizadas pela companhia, de forma a centralizar o monitoramento e controle da rede elétrica. O Smart Grid não é um projeto a ser implementado de imediato — ele é uma evolução. Assim, é preciso planejar uma arquitetura que, continuamente, inclua essas novas tecnologias adotadas, sempre levando em conta a importância da integração entre elas.

Outro ponto que abrange esse processo de migração é garantir a segurança do sistema de formal global. Uma infraestrutura de TI consegue descomplicar o gerenciamento de atividades, quando esta é bem aplicada e mantida por uma manutenção periódica. Sistemas de energia desatualizados afetam a operação e aumentam a probabilidade de erros e tempo de inatividade não planejado. Instalar uma rede de nobreaks que forneça acesso e suporte instantâneos a informações operacionais críticas, por exemplo, pode ser uma boa estratégia para começar a administrar essas redes, em que os impactos derivados dessa carência retardam tanto as ações das empresas como as dos consumidores.

A Smart Grid eleva o desempenho energético a um novo patamar, garantindo qualidade, segurança e retorno financeiro. Um sistema planejado com eficiência permite adaptação, monitoramento e administração em tempo real do consumo energético, evitando falhas às múltiplas fontes de energia conectadas ao sistema. É uma tendência que não apenas resolve problemas de infraestrutura, mas que pode ser considerada um primeiro passo para cidades e empresas trilharem seu caminho pela era digital.

Pedro Al Shara, CEO da TS Shara.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile