Intel amplia ofertas para infraestrutura de rede 5G em mercado estimado em US$ 25 bilhões

0
25

À medida que o setor de telecomunicações faz a transição para o 5G, a próxima onda da transformação de rede aponta para uma oportunidade em silício estimada em US$ 25 bilhões até 2023. A fim de usufruir dos benefícios dessa verdadeira avalanche de 5G, expansão da borda e uma disseminação cada vez maior da inteligência artificial (IA), a Intel anuncia sua oferta expandida de hardware, software e soluções para infraestrutura de rede, incluindo: melhorias na FlexRAN, arquitetura referência para software da Intel; acelerador dedicado de rede para acesso de rádio virtualizado (vRAN) da Intel; processadores de última geração otimizados para rede Intel Xeon escalável e série D (Ice Lake), além de soluções avançadas para Infraestrutura de Virtualização de Função de Rede (NFVI) da Intel.

Ao longo da última década, a Intel vem liderando o setor de comunicação em uma jornada rumo à transformação da rede com uma infraestrutura definida por software, ágil e escalável. A próxima onda de transformação da rede também é alimentada pelo 5G e impulsionada pela necessidade de entrega tanto de serviços de rede e de novos serviços na borda baseados em IA em múltiplos locais da rede.

As inovações estão acelerando a transição para tecnologias nativas da nuvem e de virtualização. A expectativa é que 50% das implantações de rede central se transformem em redes virtualizadas ainda este ano1 e que a virtualização chegue às redes de acesso via rádio (RAN). A implantação de uma arquitetura de nuvem traz a mesma economia de servidor que já transformou o centro de dados no passado, além de aumentar a segurança e possibilitar reparos, atualizações e proteção mais ágeis das redes. A oferta total de silício rico em recursos, software e ferramentas da Intel, além da vasta experiência no suporte a clientes na transformação de redes permitem uma implantação mais rápida em todo o núcleo, acesso e borda.

As ofertas expandidas incluem:

• FlexRAN: A arquitetura de referência de software da Intel já conta com quase 100 licenciados e aprimoramentos adicionados, incluindo otimizações para seu pipeline de mid-band massivo de múltiplas entradas e saídas (MIMO) para maior largura de banda e suporte para comunicação ultraconfiável de baixa latência (URLLC). Uma das licenciadas, a Amdocs, acaba de anunciar a integração da FlexRAN com sua solução de analytics SmartRAN.

• Acelerador dedicado vRAN ACC100 da Intel: A solução de aceleração com baixo custo e baixo consumo energético para implantações vRAN está baseada na tecnologia eASIC da Intel e já está sendo testada por clientes. A solução descarrega e acelera o processo intensivo de computação de correção antecipada de erros. Isso garante poder de processamento maior aos processadores Intel Xeon para capacidade de canal e serviços e aplicativos baseados na borda. A Intel está trabalhando com provedores de serviço de ponta como Telefonica e parceiros como Altiostar, ASTRI, Baicells, Comba, H3C, HPE, Mavenir, Nokia, Radisys, Ruijie, Silicom, Supermicro e ZT Systems a fim de acelerar sua chegada ao mercado.

• Processadores Intel Xeon de última geração para infraestrutura de rede: Com esses processadores, os clientes podem usar uma arquitetura comum em toda a rede para várias cargas de trabalho e requisitos de performance.

o Os processadores escaláveis Intel Xeon de terceira geração otimizados para rede Ice Lake-SP foram desenvolvidos para casos de uso de infraestrutura que exigem maior desempenho por watt, incluindo núcleo sem fio, acesso sem fio e cargas de trabalho de extremidade de rede e dispositivos de segurança. Os processadores escaláveis Intel Xeon de terceira geração serão enviados aos clientes no final do ano.

o Os processadores de última geração Intel Xeon D Ice Lake-D foram projetado para ambientes de fator de forma restritos na borda e irão oferecer maiores níveis de integração, como IP de rede embutido. A Intel prevê o envio desses processadores ao cliente em meados de 2021.

• Soluções Intel aprimoradas para a rede: A fim de aprimorar a eficiência de aplicações e desempenho de rede para cargas de trabalho em redes de alta performance, as Intel Select Solutions para NFVI Red Hat, NFVI Ubuntu e NFVI Forwarding Platform foram aprimoradas a fim de suportar o novo Adaptador de Rede Intel® Ethernet série 800 Columbiaville, que promete melhor desempenho e Personalização Dinâmica para Dispositivos (DDP) para maximizar o desempenho da plataforma. As soluções devem chegar ao mercado em breve.

Deixe seu comentário