Intel amplia ofertas para infraestrutura de rede 5G em mercado estimado em US$ 25 bilhões

0

À medida que o setor de telecomunicações faz a transição para o 5G, a próxima onda da transformação de rede aponta para uma oportunidade em silício estimada em US$ 25 bilhões até 2023. A fim de usufruir dos benefícios dessa verdadeira avalanche de 5G, expansão da borda e uma disseminação cada vez maior da inteligência artificial (IA), a Intel anuncia sua oferta expandida de hardware, software e soluções para infraestrutura de rede, incluindo: melhorias na FlexRAN, arquitetura referência para software da Intel; acelerador dedicado de rede para acesso de rádio virtualizado (vRAN) da Intel; processadores de última geração otimizados para rede Intel Xeon escalável e série D (Ice Lake), além de soluções avançadas para Infraestrutura de Virtualização de Função de Rede (NFVI) da Intel.

Ao longo da última década, a Intel vem liderando o setor de comunicação em uma jornada rumo à transformação da rede com uma infraestrutura definida por software, ágil e escalável. A próxima onda de transformação da rede também é alimentada pelo 5G e impulsionada pela necessidade de entrega tanto de serviços de rede e de novos serviços na borda baseados em IA em múltiplos locais da rede.

As inovações estão acelerando a transição para tecnologias nativas da nuvem e de virtualização. A expectativa é que 50% das implantações de rede central se transformem em redes virtualizadas ainda este ano1 e que a virtualização chegue às redes de acesso via rádio (RAN). A implantação de uma arquitetura de nuvem traz a mesma economia de servidor que já transformou o centro de dados no passado, além de aumentar a segurança e possibilitar reparos, atualizações e proteção mais ágeis das redes. A oferta total de silício rico em recursos, software e ferramentas da Intel, além da vasta experiência no suporte a clientes na transformação de redes permitem uma implantação mais rápida em todo o núcleo, acesso e borda.

As ofertas expandidas incluem:

• FlexRAN: A arquitetura de referência de software da Intel já conta com quase 100 licenciados e aprimoramentos adicionados, incluindo otimizações para seu pipeline de mid-band massivo de múltiplas entradas e saídas (MIMO) para maior largura de banda e suporte para comunicação ultraconfiável de baixa latência (URLLC). Uma das licenciadas, a Amdocs, acaba de anunciar a integração da FlexRAN com sua solução de analytics SmartRAN.

• Acelerador dedicado vRAN ACC100 da Intel: A solução de aceleração com baixo custo e baixo consumo energético para implantações vRAN está baseada na tecnologia eASIC da Intel e já está sendo testada por clientes. A solução descarrega e acelera o processo intensivo de computação de correção antecipada de erros. Isso garante poder de processamento maior aos processadores Intel Xeon para capacidade de canal e serviços e aplicativos baseados na borda. A Intel está trabalhando com provedores de serviço de ponta como Telefonica e parceiros como Altiostar, ASTRI, Baicells, Comba, H3C, HPE, Mavenir, Nokia, Radisys, Ruijie, Silicom, Supermicro e ZT Systems a fim de acelerar sua chegada ao mercado.

• Processadores Intel Xeon de última geração para infraestrutura de rede: Com esses processadores, os clientes podem usar uma arquitetura comum em toda a rede para várias cargas de trabalho e requisitos de performance.

o Os processadores escaláveis Intel Xeon de terceira geração otimizados para rede Ice Lake-SP foram desenvolvidos para casos de uso de infraestrutura que exigem maior desempenho por watt, incluindo núcleo sem fio, acesso sem fio e cargas de trabalho de extremidade de rede e dispositivos de segurança. Os processadores escaláveis Intel Xeon de terceira geração serão enviados aos clientes no final do ano.

o Os processadores de última geração Intel Xeon D Ice Lake-D foram projetado para ambientes de fator de forma restritos na borda e irão oferecer maiores níveis de integração, como IP de rede embutido. A Intel prevê o envio desses processadores ao cliente em meados de 2021.

• Soluções Intel aprimoradas para a rede: A fim de aprimorar a eficiência de aplicações e desempenho de rede para cargas de trabalho em redes de alta performance, as Intel Select Solutions para NFVI Red Hat, NFVI Ubuntu e NFVI Forwarding Platform foram aprimoradas a fim de suportar o novo Adaptador de Rede Intel® Ethernet série 800 Columbiaville, que promete melhor desempenho e Personalização Dinâmica para Dispositivos (DDP) para maximizar o desempenho da plataforma. As soluções devem chegar ao mercado em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.