CNH Industrial lança plataforma inovadora de soluções para agricultura digital

0

A CNH Industrial lança no Brasil o AGXTEND, uma plataforma inovadora de soluções para a agricultura digital. A partir dos pilares de inovação, servitização e sustentabilidade, a empresa traz o que tem de melhor para todas as etapas do ciclo de cultivo para todos os tamanhos e perfis de agricultores.

A Companhia, que tem uma cultura baseada na inovação colaborativa, reuniu as soluções das melhores empresas e startups do mercado para compor o ecossistema de soluções iniciais do AGXTEND. Dessa forma, ela faz a incubação dos projetos que posteriormente ganham escala dentro da sua gama de produtos e serviços.

Com este formato inédito no mercado, o AGXTEND é mais uma importante iniciativa da CNH Industrial para se consolidar como referência na oferta de produtos e serviços digitais, conectados e inteligentes, que complementam o portfólio das marcas agrícolas Case IH e New Holland Agriculture.

Além da própria CNH Industrial, seis parceiros, entre empresas nacionais e internacionais, desenvolveram tecnologias para o portfólio inicial da plataforma. São eles: Zasso, Raven, Bosch, Agrosystem, Cropmam e BemAgro. As dez soluções disruptivas que estão sendo introduzidas no mercado incluem aplicativos, componentes e serviços.

O diretor de Tecnologias Digitais da CNH Industrial para a América Latina, Gregory Riordan, explica que o AGXTEND representa um novo conceito no campo ao oferecer, além de tecnologias inovadoras e disruptivas, novos modelos de negócios para a agricultura digital. A plataforma possibilita adquirir soluções em formato de serviço, como o caso da solução Xpower, da Zasso, empresa de origem brasileira na qual a CNH Industrial tem uma participação minoritária. O XPOWER é um equipamento que remove ervas daninhas por meio de choque elétrico. Como não faz uso de defensivos agrícolas, preserva o solo e é vinte vezes mais rápido do que outros métodos de eliminação de plantas indesejadas.

"Essa é uma solução que ilustra os três conceitos do AGXTEND – inovação, servitização e sustentabilidade. Nesse exemplo o produtor não precisa adquirir o equipamento, ele pode aderir ao serviço por hora ou por hectare de utilização", revela Riordan. "Da mesma forma, temos soluções de monitoramento e gestão baseado em imagens de drone, bem como diagnóstico de solo, nas quais o cliente paga pelo serviço prestado e não pelo equipamento. Este também é um fator de acessibilidade à medida em que soluções altamente tecnológicas se tornam viáveis para todos os portes de produtores via modalidade serviço", avalia.

"O portfólio AGXTEND é direcionado para quem deseja ter acesso a soluções inovadoras que entregam resultados econômicos de forma mais sustentável, por meio de produtos e serviços que aumentam produtividade e eficiência operacional, independentemente do tamanho da propriedade ou volume de produção", afirma Adriano Becker, gerente de Produto Digital da CNH Industrial na América Latina.

O OPERE+ é um aplicativo gratuito de gestão e monitoramento das operações agrícolas. "É o primeiro aplicativo que democratiza a agricultura digital para pequenos produtores. Oferece informações de forma gratuita, simples, sem necessidade de interface física com a máquina. O aplicativo faz uso de sensores já existentes no smartphone do produtor para monitorar e informar o comportamento da operação agrícola e pode funcionar de forma totalmente offline quando não houver conectividade", conta Becker.

As tecnologias do AGXTEND já estão disponíveis nos concessionários certificados da New Holland Agriculture e Case IH em todo Brasil juntamente com as soluções PLM (Precision Land Management) e AFS (Advanced Farming System)

Portfólio AGXTEND

SOILXPLORER: Pacote de serviços desenvolvido em parceria com a Cropmam, utiliza um conjunto de hardware e software de processamento de dados de alta eficiência e precisão para fazer um diagnóstico completo do solo, entregando um mapa de zonas de manejo e de compactação. Esses mapas permitem fazer um controle localizado da compactação do solo através do DEPTHXCONTROL, bem como aplicação de insumos de forma precisa. Isso garante mais assertividade, economia de insumos e operação, além de um potencial produtivo com mais sustentabilidade.

DEPTHXCONTROL: Em parceria com a empresa Cropman, essa solução entrega um controle da profundidade automatizado para descompactar o solo no local e na profundidade recomendados pelo SOILXPLORER. Também pode ser usado para controle da profundidade de determinados implementos durante o plantio de culturas como a cana-de-açúcar. Além de entregar um preparo mais eficiente e otimizado do solo, permite um plantio uniforme, garantindo um melhor desenvolvimento radicular para o aproveitamento dos nutrientes no solo.

DEPTHXMONITOR: Desenvolvido pela Raven, trata-se de um sensor no implemento que fornece instruções em tempo real na cabine da máquina para o operador manter a profundidade alvo durante toda a operação. Isso permite que atividades de subsolagem e plantio tenham um controle mais preciso da profundidade, garantindo um desenvolvimento mais uniforme da cana-de açúcar e reduzindo o abalo de soqueira na colheita.

XACTPLANTING: Solução de plantio inteligente desenvolvida pela Bosch que garante a distribuição uniforme das sementes. Ela permite o corte e controle de taxa individual de vários modelos de dosadores do mercado, por meio de um motor instalado em cada linha da plantadeira. Dessa forma, cada semente é alocada no espaçamento correto, mesmo em curvas, eliminando a sobreposição ou falhas de plantio. 

XACTSPRAYER: Tecnologia desenvolvida pela Raven otimiza a experiência de pulverização. Possui um sistema de controle bico-a-bico que ajusta a pressão e vazão, permitindo uma aplicação precisa nas mais diversas condições. Também conta com uma tecnologia que monitora e controla a altura da barra, um sistema de injeção direta, piloto automático totalmente integrado e uma solução que permite a comunicação entre máquinas, garantindo sincronismo e máxima eficiência em todos os pulverizadores que trabalham na mesma área.

XPOWER: A solução promove a remoção de plantas indesejadas por meio da capina elétrica. Desenvolvida em parceria com a Zasso, é sustentável à medida em que exclui a necessidade de aplicação de produtos químicos, o que reduz o risco para a vida subterrânea da plantação. O XPOWER é até vinte vezes mais rápido que outros métodos de eliminação de ervas daninhas. Pode ser utilizado em qualquer cultura, é certificado para uso em cultivos orgânicos e controla plantas resistentes a outros métodos de capina.

FARMXTEND: Desenvolvido pela Agrosystem, possibilita uma tomada de decisão mais assertiva nas diversas operações agrícolas que dependem das condições climáticas. O monitoramento de dados meteorológicos é feito diretamente pelo smartphone, que coleta as informações dos sensores espalhados pelos talhões. Possui três configurações: as estações meteorológicas, pluviômetros ou sensores de chuva, e os sensores de umidade do solo. O sistema é plug-and-play e funciona 100% com energia solar.

DRONEXPLORER: Trata-se de uma gama de serviços baseados em imagens de drone, satélites e vetores de maquinários que auxiliam no planejamento, monitoramento e gestão da lavoura, desde o preparo de solo até a colheita. Relatórios como os de altimetria, população de plantas e matologia permitem uma decisão rápida e assertiva em diversas operações ao longo do ciclo de cultivo. Como o agricultor paga apenas pelos hectares de serviço que contratar, sem a necessidade de adquirir qualquer equipamento, é uma solução ideal para todos os tamanhos de produtores.

RTK+: Com uma forma inovadora de transmissão do sinal, por meio da internet móvel, essa solução desenvolvida pela CNH Industrial proporciona alta precisão e correção de sinal de GNSS, com baixo investimento e conexão rápida, estável e segura. Garante resultados independentemente da topografia, funciona em qualquer localidade com conectividade, ainda que as máquinas estejam distantes das bases que compõem a rede. Permite o uso topográfico e agrícola simultâneo, bem como o uso do sinal por diferentes marcas de máquinas e operações.

OPERE+: É um aplicativo gratuito da CNH Industrial que fornece informações úteis de funcionamento e performance das máquinas diretamente na palma da mão. Com poucos toques na tela do smartphone, o agricultor já inicia a operação e tem instruções em tempo real de como melhorar a operação, mesmo em áreas onde não há internet. É acessível a todos os produtores, democratizando o acesso as soluções de agricultura digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.