Mercado de observabilidade se consolidará em soluções de automação em 2022, diz GlobalData

0
29

A digitalização acelerada está direcionando as equipes de operações para novas "pilhas" de observabilidade para supervisionar um portfólio de TI cada vez mais diversificado e distribuído, de acordo com a GlobalData. A empresa observa que as empresas estão sobrecarregadas com a mudança de aplicativos monolíticos para microsserviços, onde vários componentes de serviço em um único aplicativo devem ser protegidos e gerenciados.

De acordo com o último relatório da GlobalData, os sistemas integrados de observação ajudam a dar sentido aos portfólios de TI distribuídos, novas ferramentas de monitoramento estão surgindo para ajudar os desenvolvedores a colaborar em modelos DevOps e obter visibilidade automatizada sobre o impacto da codificação moderna nos sistemas subjacentes.

Charlotte Dunlap, analista-chefe da GlobalData, comenta: "Essas ferramentas de monitoramento não apenas encurtarão longos ciclos de feedback, mas também melhorarão a qualidade dos aplicativos que se movimentam no pipeline, além de ajudar as empresas a se manterem competitivas e ágeis."

Os avanços que destacam a capacidade de observação incluem análises integradas com soluções de monitoramento; ampla aceitação da indústria de tecnologia OSS de interoperabilidade, como OpenTelemetry; e disruptores inovadores do espaço de monitoramento tradicional.

Dunlap acrescenta: "Os primeiros líderes de pensamento abrangem desde APM modernos e provedores de plataformas em nuvem com o objetivo de aprimorar suas ofertas centrais híbridas e de várias nuvens (IBM Instana, Red Hat Insights / Ansible e Oracle Cloud Observability) até startups de energia definidas para interromper o espaço de monitoramento tradicional (Honeycomb, Lightstep e Chronosphere).

"O número de motivadores e facilitadores de observabilidade inclui uma mudança de arquiteturas baseadas em dados para baseadas em eventos e maior foco na infraestrutura como código. Isso dá suporte a um modelo de TI que permite que os desenvolvedores desempenhem um papel maior no gerenciamento do ciclo de vida do aplicativo – testando e aplicando a segurança no início do processo de desenvolvimento de software. O movimento em direção à observabilidade emergente está ajudando a se tornar uma parte relevante da cadeia de valor da nuvem e uma tecnologia importante a ser observada."

Nos próximos seis a 12 meses, o mercado de observabilidade evoluirá para incluir soluções mais abrangentes que fornecem dados em nível de aplicativo junto com dados em nível de sistema – fornecidos por meio de parâmetros predefinidos. A observabilidade integrada oferecerá suporte ao streaming de eventos para detectar anomalias e destacar instantaneamente áreas de preocupação por meio do ML, medindo os limites da linha de base e aprendendo ao longo do tempo por meio de modelagem quando as coisas não são consistentes.

Dunlap conclui: "O futuro da capacidade de observação gira em torno de análises preditivas e prescritivas baseadas em ML para permitir respostas proativas que evitam incidentes."

Deixe seu comentário