Publicidade
Início Notícias Gestão Mercado de observabilidade se consolidará em soluções de automação em 2022, diz...

Mercado de observabilidade se consolidará em soluções de automação em 2022, diz GlobalData

0
Publicidade

A digitalização acelerada está direcionando as equipes de operações para novas “pilhas” de observabilidade para supervisionar um portfólio de TI cada vez mais diversificado e distribuído, de acordo com a GlobalData. A empresa observa que as empresas estão sobrecarregadas com a mudança de aplicativos monolíticos para microsserviços, onde vários componentes de serviço em um único aplicativo devem ser protegidos e gerenciados.

De acordo com o último relatório da GlobalData, os sistemas integrados de observação ajudam a dar sentido aos portfólios de TI distribuídos, novas ferramentas de monitoramento estão surgindo para ajudar os desenvolvedores a colaborar em modelos DevOps e obter visibilidade automatizada sobre o impacto da codificação moderna nos sistemas subjacentes.

Charlotte Dunlap, analista-chefe da GlobalData, comenta: “Essas ferramentas de monitoramento não apenas encurtarão longos ciclos de feedback, mas também melhorarão a qualidade dos aplicativos que se movimentam no pipeline, além de ajudar as empresas a se manterem competitivas e ágeis.”

Os avanços que destacam a capacidade de observação incluem análises integradas com soluções de monitoramento; ampla aceitação da indústria de tecnologia OSS de interoperabilidade, como OpenTelemetry; e disruptores inovadores do espaço de monitoramento tradicional.

Dunlap acrescenta: “Os primeiros líderes de pensamento abrangem desde APM modernos e provedores de plataformas em nuvem com o objetivo de aprimorar suas ofertas centrais híbridas e de várias nuvens (IBM Instana, Red Hat Insights / Ansible e Oracle Cloud Observability) até startups de energia definidas para interromper o espaço de monitoramento tradicional (Honeycomb, Lightstep e Chronosphere).

“O número de motivadores e facilitadores de observabilidade inclui uma mudança de arquiteturas baseadas em dados para baseadas em eventos e maior foco na infraestrutura como código. Isso dá suporte a um modelo de TI que permite que os desenvolvedores desempenhem um papel maior no gerenciamento do ciclo de vida do aplicativo – testando e aplicando a segurança no início do processo de desenvolvimento de software. O movimento em direção à observabilidade emergente está ajudando a se tornar uma parte relevante da cadeia de valor da nuvem e uma tecnologia importante a ser observada.”

Nos próximos seis a 12 meses, o mercado de observabilidade evoluirá para incluir soluções mais abrangentes que fornecem dados em nível de aplicativo junto com dados em nível de sistema – fornecidos por meio de parâmetros predefinidos. A observabilidade integrada oferecerá suporte ao streaming de eventos para detectar anomalias e destacar instantaneamente áreas de preocupação por meio do ML, medindo os limites da linha de base e aprendendo ao longo do tempo por meio de modelagem quando as coisas não são consistentes.

Dunlap conclui: “O futuro da capacidade de observação gira em torno de análises preditivas e prescritivas baseadas em ML para permitir respostas proativas que evitam incidentes.”

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile