Governo brasileiro solicitou dados de mais de 5 mil dispositivos fabricados pela Apple

0

A Apple divulgou na última terça-feira, 5, seu primeiro relatório de transparência, que traz dados sobre pedidos feitos por governos ou agências oficiais, no período de janeiro a junho deste ano, relativos às contas de clientes, bem como aqueles relacionados a dispositivos específicos.

De acordo com o documento, o governo dos Estados Unidos lidera o número de solicitações. A Apple recebeu entre 1 mil e 2 mil solicitações de 2 mil a 3 mil contas no primeiro semestre, porém não especificou quantos dados conseguiu reunir, afirmando que o número ficou entre zero e mil. Na sequência aparece o Reino Unido, com 127 solicitações de 141 usuários e Espanha, com 102 requisições de 104 usuários.

Embora o governo brasileiro apareça em 13º lugar, com apenas oito solicitações de informações de oito contas específicas de clientes — todas rejeitadas, segundo a Apple —, o número de equipamentos envolvidos foi bastante elevado: 5.057 dispositivos, o maior número, perdendo apenas para os EUA (8.605). O Brasil é o único país latino-americano que aparece na lista.

"Acreditamos que nossos clientes têm o direito de entender como suas informações pessoais são tratadas, e consideramos que é nossa responsabilidade dar-lhes a melhor proteção de privacidade disponível", declarou a Apple em comunicado.

O documento divulgado é similar a outros apresentados nos últimos meses pelo Facebook e Yahoo, empresas de internet acusadas de colaborar estreitamente com o programa de espionagem Prism dos EUA, que veio à tona após vazamentos feitos pelo ex-técnico da Agência Nacional de Segurança (NSA) americana, Edward Snowden.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.