PMDB vai apresentar destaque para votar texto original do marco civil do Executivo

1

Ao que tudo indica, a votação do marco civil da internet (PL 2.126/11, que foi apensado ao PL 5.403/01), agora oficialmente agendada para a próxima semana, será marcada por várias divergências. O líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), avisou que o seu partido vai propor a votação do texto original que veio do Executivo. "O PMDB vai apresentar destaque para votar o projeto original do Poder Executivo e, a partir daí, discutir as emendas", afirma ele. Para o deputado, o projeto como relatado pelo deputado Alessandro Molon (PT-RJ) "ficou mais intervencionista do que o original".

O descontentamento do partido está concentrado nos artigos que tratam da neutralidade de rede e do armazenamento de dados no Brasil, inseridos pelo relator Alessandro Molon a pedido do governo federal. A oposição do deputado ao artigo da neutralidade já era conhecida. Cunha foi presidente da Telerj e o seu entendimento sobre o assunto é alinhado ao das teles. Como autor do requerimento de realização da comissão geral sobre o assunto nesta quarta-feira, 6, o deputado Eduardo Cunha foi o primeiro a se pronunciar. "Se eu tenho que oferecer a mesma capacidade para todo mundo, a infraestrutura tem que ser a máxima para todo mundo. É óbvio que vai aumentar o custo para o usuário", afirma ele.

A aprovação do texto atual da neutralidade de rede, para ele, significa passar uma mensagem para o mercado de que os investimentos realizados no Brasil não terão retorno. "O PMDB não vai aceitar esse tipo de coisa colocada. Vamos fazer o enfrentamento no plenário", garante ele.

Para o deputado, a possibilidade de as teles montarem planos adequados a cada perfil de uso não fere a neutralidade de rede. Essa possibilidade para Cunha é a garantia de que as redes de dados não terão problemas como os enfrentados pela telefonia móvel, o que segundo ele foi desencadeado pelos planos ilimitados.

Data center

Embora o texto proposto por Molon seja brando em relação à obrigatoriedade de armazenagem de dados no Brasil, o PMDB também se opõe a esse ponto. Molon ressaltou em coletiva de imprensa realizada na última terça, 5, que a armazenagem de dados no Brasil "poderá" ser estabelecida através de um decreto e se isso acontecer a obrigação atingirá apenas os grandes provedores de serviços na internet.

Mesmo assim, o maior partido da Câmara dos Deputados, se opõe ao texto. "Alguém acha que a gente vai inventar o mercado por decreto. Decreto pode ser revogado pelo governante de plantão".

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.